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Google Ads para médicos: estratégias de tráfego pago eficientes

22 de novembro de 2024 |
médica digitando em notebook para representar tráfego pago para médicos
(Banco de imagens: Shutterstock)
3 min. de leitura

Veja como e por que compensa tanto contratar tráfego pago para médicos no Googl

A relação do Google com a área médica é muito forte no Brasil. Segundo dados de pesquisa do Minuto Saudável, 94,4% dos brasileiros pesquisam informações de saúde na internet. Com isso, ter relevância no buscador se tornou cada vez mais essencial na área.

Porém, a maioria dos médicos não tem tempo ou recursos para escalar os resultados de pesquisa e aparecer no topo organicamente. É aí que entram as campanhas do Google Ads: estas permitem que esses profissionais apareçam e sejam facilmente encontrados por usuários que estão buscando exatamente pelos serviços que eles prestam.

No material de hoje, vamos explicar melhor como o Google Ads funciona e como isso é benéfico para que você, médico, possa aumentar seu número de pacientes.

Por que usar Google Ads para consultórios médicos?

Usar o tráfego pago para médicos é uma estratégia extremamente eficaz. Isso porque permite que pessoas que estão procurando justamente pelos serviços desse profissional o encontrem no Google, com facilidade.

Criar essas campanhas busca atingir usuários já prontos para agendar uma consulta, ou seja, que já estão no fundo do funil. Por exemplo, quando alguém pesquisa “dermatologista em SP” ou “ortopedista no Rio de Janeiro”, essa pessoa já está decidida e, por isso, há uma chance de conversão bem alta.

Por ter alto poder de segmentação e visibilidade aumentada imediatamente, investir em tráfego pago para médicos traz resultados rápidos e com alto ROI (retorno sobre o investimento).

Configurando campanhas eficientes no Google Ads

Bom, agora que você já viu a parte do ”porquê”, vamos à parte do “como”. A seguir, detalhamos três formas de criar campanhas de tráfego pago para médicos que convertem de verdade.

Escolha inteligente de palavras-chave

Escolher as palavras-chave certas é talvez a parte mais importante das campanhas de tráfego pago para médicos. Então, utilize o Keyword Planner da própria Google para descobrir quais os melhores termos para a sua área de atuação. Sempre se lembre que o seu foco é atrair pessoas que já estão muito próximas de agendar uma consulta ou iniciar um tratamento.

Use palavras-chave como “clínica de dermatologia em São Paulo” ou “tratamento de acne”. Além disso, é fundamental incluir variações e termos de cauda longa, que são aqueles que captam buscas mais específicas e qualificadas, como “dermatologista para tratamento capilar”. Isso aumenta a chance de conversão, já que atinge um público muito próximo da tomada de decisão.

Anúncios atraentes e direcionados

Para criar anúncios atraentes e direcionados no tráfego pago para médicos, dê bastante destaque para os benefícios do tratamento e diferenciais do seu consultório, e faça boas chamadas à ação. Seu anúncio deve focar no problema do paciente e oferecer soluções diretas, como “Vamos cuidar da sua coluna? Agende agora mesmo sua consulta com um ortopedista especializado e com formação sólida”.

Segmentação geográfica para consultórios

A segmentação geográfica nas campanhas de tráfego pago para médicos no Google Ads também é primordial, pois permite que os anúncios apareçam apenas para usuários localizados nas proximidades do seu consultório. Você pode, por exemplo, definir sua campanha para alcançar pessoas em um raio de 20 km ao redor da sua clínica, aumentando a relevância do anúncio e evitando desperdício de orçamento com cliques de pacientes distantes.

Estratégias avançadas para melhorar resultados

Depois que você criar suas campanhas de tráfego pago para médicos, é importante continuar fazendo ajustes contínuos para maximizar os resultados. Algumas formas de fazer isso são:

  • Ajuste contínuo de palavras-chave: refine sua lista de palavras-chave, adicionando termos que geram resultados e negativando os irrelevantes.
  • Testes A/B: teste variações de anúncios e landing pages para descobrir quais opções geram mais cliques e conversões.
  • Exploração de públicos semelhantes: crie públicos semelhantes com base em quem já converteu, expandindo o alcance para pessoas com maior probabilidade de se tornarem pacientes.
  • Análise de concorrência e lances automáticos: use dados de concorrência para ajustar lances (valor investido no anúncio) e maximize as conversões com lances automáticos.

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