Boa comunicação, equipe treinada e atenção aos detalhes farão com que seus pacientes sempre voltem
Conseguir que um possível paciente faça a opção de se tratar com você, entre tantas boas alternativas de profissionais da medicina disponíveis, já é uma vitória. Mas atenção: fidelizar pacientes pode se mostrar bem mais complexo do que conseguir com que façam um primeiro contato.
Além da existência de outros médicos prontos para atendê-los, há outros elementos em jogo:
- O atendimento (ou a ausência dele) via convênio – muitas pessoas entendem que, por pagarem um plano de saúde, devem usá-lo e evitar ao máximo consultar-se com profissionais que não atendam por eles;
- O preço da consulta (no caso de pessoas que não contam com planos de saúde e pagam diretamente ao médico pelo atendimento);
- Indicações de amigos e parentes, que tendem a ter um peso grande para muitos na questão específica da escolha de um profissional de saúde;
- E até mesmo a localização de cada consultório (grande parte dos pacientes prefere médicos que trabalhem perto de suas residências, em especial se tiverem de fazer tratamentos de média e longa duração).
Apesar de tais dificuldades, fidelizar pacientes deve sempre ser o objetivo de um profissional da medicina que busca uma carreira bem-sucedida em médio e longo prazos.
Segundo o americano Philip Kotler (um dos maiores especialistas em marketing de todos os tempos), fidelizar pacientes sai entre 5 a 7 vezes mais barato do que investir na prospecção de novos pacientes.
Sim, claro, conquistar pacientes é algo realmente importante, em especial quando você está começando sua carreira na área médica. Mas acredite: fidelizar pacientes é ainda mais relevante.
Vamos pensar, então, em algumas dicas práticas, objetivas e de fácil execução para alcançar esse objetivo?
Tecnologia, treinamento e tratamento humanizado para fidelizar pacientes
Quando pensamos em métodos e procedimentos para a fidelização de pacientes, devemos ter em mente que a medicina é uma área à parte dentro do amplo setor ao qual chamamos de serviços. Nela, o que mais vale é a melhora e manutenção da qualidade de vida de cada ser humano.
Podemos pensar em sete maneiras através das quais um médico pode fidelizar pacientes:
- Atenda cada homem e cada mulher respeitando a individualidade da pessoa que está recorrendo a você, médico. Lembre-se – consultório não é fábrica e ambulatório não é linha de montagem. Um tratamento humanizado é o mínimo que seus pacientes merecem;
- Permita que seu cliente deixe registrada sua satisfação com o tratamento recebido, e até alguma eventual queixa que tenha sobre o mesmo. Tais feedbacks são bastante úteis quando se quer descobrir quais são as melhores práticas para o ambiente médico;
- Por sinal, é uma boa ideia estar cadastrado no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que visa aprimorar a experiência do usuário. Nele há um local para que os pacientes deixem suas impressões acerca do tratamento recebido;
- Aliás, invista em tecnologia para fidelizar pacientes. Ter um celular/WhatsApp corporativo ajuda bastante na marcação de consultas, e prontuários e exames devem estar sempre facilmente acessíveis aos pacientes, inclusive via e-mail;
- Treinar sua equipe de consultório ou ambulatório é extremamente salutar. Peça aos seus colaboradores que façam cursos sobre a área em que trabalham, por exemplo (muitos destes cursos estão disponíveis, gratuitamente, na internet);
- Um bom networking tem grande valor também na medicina. Esteja disponível para receber com atenção e cordialidade especiais aqueles que procuram seu consultório por indicação de pacientes seus já estabelecidos, e assim garanta que eles continuarão indicando você para novos clientes;
- Comunicação tem alta relevância – é quase impensável, por exemplo, que nos dias de hoje um ambulatório médico ou um consultório particular não tenha um site médico. E é bastante desejável que tal site contenha um blog, que seja atualizado regularmente.
Lembre-se: fidelizar pacientes significa assegurar que, ao longo dos anos, você terá sempre trabalho a ser feito. E, possivelmente, não exista algo mais gratificante para um médico do que acompanhar e manter a saúde daqueles que nele depositam sua confiança.