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A importância de um bom atendimento ao paciente

6 de agosto de 2023 |
Médico ao lado de paciente idosa
(Banco de imagens: Shutterstock)
4 min. de leitura

Confira algumas dicas de como é possível fidelizar pacientes através de uma consulta mais atenciosa

Uma das principais ferramentas que profissionais da saúde podem encontrar para a fidelização de antigos e novos clientes é o bom atendimento ao paciente. Isso porque consultas com um atendimento atencioso, sempre aliado a uma excelente atuação médica faz com que o paciente queira sempre ser atendido pelo mesmo profissional.

Uma consulta médica costuma ser um momento em que o paciente está mais frágil, precisando de ajuda. O bom atendimento ao paciente garante que ele se sinta mais acolhido em um momento vulnerável, criando uma relação de confiança entre médico e paciente.

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Qual a importância de um bom atendimento ao paciente?

A confiança é o principal elo que pode ser construído através de um bom atendimento ao paciente. O profissional da saúde já tem os conhecimentos técnicos necessários para um tratamento eficaz, mas a atenção e a empatia na consulta são capazes de criar vínculos.

Ao se sentir à vontade com o médico e entender que é possível contar com ele, o paciente vai preferir sempre se consultar e realizar todo o acompanhamento com o mesmo profissional.

Como fazer um bom atendimento ao paciente?

O bom atendimento ao paciente reúne várias práticas e cuidados que causam uma boa impressão ao público. Veja quais a seguir:

Recepção agradável

Um bom atendimento ao paciente pode começar com um simples sorriso do médico. Ao ser recebido em seu consultório, o paciente espera ser acolhido e entender que o médico está disposto a ajudá-lo.  Essa é uma estratégia que pode parecer simples, mas manter a cordialidade pode trazer impactos positivos na fidelização dos pacientes e construção de confiança.

Infraestrutura da clínica

Experiências agradáveis necessariamente estão atreladas a um ambiente acolhedor. Tão importante quanto a postura do profissional da saúde é o local de atendimento. Uma clínica com boa infraestrutura confere confiabilidade e mais autoridade ao médico.

Por isso, também faz parte de um bom atendimento ao paciente um local de trabalho limpo, confortável e com acessibilidade.

Atendimento humanizado

Talvez um dos termos mais utilizados quando o assunto é bom atendimento ao paciente é o atendimento humanizado. Ele é feito quando o médico usa as suas habilidades técnicas e emocionais para garantir que as necessidades do paciente serão contempladas.

Em linhas gerais, alguns tópicos costumam ser mais recomendados como boas práticas de um atendimento humanizado:

  • Evite usar jargões muito técnicos com o paciente;
  • Procure falar de forma clara e simples;
  • Escute ativamente o que o paciente tem a dizer;
  • Pratique a empatia durante a consulta.

Equipe treinada

A equipe do médico precisa ser capacitada e com profissionais que saibam escutar o paciente para que toda a relação construída em consultório se mantenha em momentos como agendamentos e retornos.

Processos bem estruturados para garantir a pontualidade

Um bom atendimento ao paciente envolve o respeito ao seu tempo. Por isso, contar com processos bem estruturados é sempre bem-visto por quem busca a sua clínica para uma consulta. A pontualidade do atendimento e a consulta de qualidade são essenciais para que a sua clínica ganhe a preferência das pessoas.

Avaliar a satisfação do paciente

Ao final de cada consulta, uma estratégia de marketing pode ajudar muito na fidelização dos clientes: o feedback. Solicite ao paciente a avaliação da consulta, seja por e-mail, WhatsApp ou pelo Google Meu Negócio.

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Como um bom atendimento pode aumentar as consultas?

É importante que o profissional da saúde entenda que um bom atendimento ao paciente acontece tanto dentro quanto fora do consultório. Toda a jornada da consulta contribui para que a conexão se estabeleça, assim como a confiança que aquele paciente tem naquele profissional. Algumas vantagens que um bom atendimento ao paciente podem trazer para a prospecção de novos clientes são:

  • Indicação boca a boca;
  • Retorno às consultas;
  • Indicar o profissional para a família;
  • Ampliar a rede de pessoas que conhecem a clínica médica;
  • Confiabilidade no médico.

Um processo transparente e que coloca o paciente no centro de toda a consulta é o melhor caminho para um bom atendimento ao paciente em uma clínica médica. Contar com serviços de marketing digital também pode apoiar a clínica na construção de relacionamento com pacientes novos e já existentes.

A WSI é uma agência de marketing digital especializada em marketing médico, agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar nessa questão.

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