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Os 4 canais de Agendamento Online mais eficientes

7 de maio de 2020 |
Realização de agendamento online em tablet
(Banco de imagens: Shutterstock)

O marketing digital médico sem dúvida merece a atenção especial por parte de sua clínica e dos profissionais que nela trabalham. Afinal de contas, é por meio desse marketing que possíveis pacientes podem conhecer melhor o seu trabalho e encontrar a sua clínica, agendando assim uma consulta. Hoje em dia, muitas pessoas preferem a opção de não precisar ligar ou ir até o estabelecimento para marcar um horário: isso pode ser feito por meio de agendamento online.

agendamento online é prático, permitindo que os pacientes marquem suas consultas de maneira eficiente no momento que melhor for conveniente a eles. O ideal é que esta ferramenta facilite também seu trabalho na clínica e a gestão dos horários. Entenda melhor a seguir:

O que é agendamento online?

O agendamento online é um dos meios pelos quais seu paciente por marcar consulta online, ou seja, por meio da internet. Isso pode ser feito com ajuda de um site, chat ou até mesmo pelas redes sociais como Instagram ou página no Facebook. Quanto mais opções sua clínica puder oferecer, melhor, mas é importante que a gestão de todas seja feita com eficiência — sem que paciente fique esperando muito tempo.

De modo geral, o funcionamento do agendamento online é bastante simples. No caso do Facebook ou Instagram para médicos, você pode colocar um link que direcione o usuário para uma página em que ele marca a consulta. Existem, ainda, algumas ferramentas que convertem o número do WhatsApp em um link para facilitar ainda mais comunicação.

Nesses casos, você pode permitir que os pacientes utilizem o chat para agendamento online, sem que haja a necessidade de um funcionário para gerenciar diretamente o processo. A data e a hora agendadas pelo paciente já vai direto para uma agenda virtual que atualiza as informações em tempo real.

Quanto mais canais de agendamento online a clínica tiver, maiores as chances de o paciente conseguir entrar em contato para marcar consulta online. Pense bem: você tem um concorrente que não tem essa facilidade, qual estabelecimento o paciente vai preferir? Se não houver indicação de um outro local, ele escolherá o que é melhor e mais fácil para ele.

4 canais de agendamento online

1.     Página do site

O site da sua clínica é um ótimo canal de agendamento online. O paciente pode encontrá-lo entre os resultados de pesquisa na internet, olhar o seu conteúdo, quem são os profissionais e saber quais são as especialidades atendidas no seu estabelecimento.

2.     Facebook Messenger

Criar uma página no Facebook é essencial quando o assunto é marketing digital para médicos, especialmente porque este pode se tornar um canal para marcar consultas online. Lembrando que o Brasil é o 3º país com mais usuários nessa rede social.

3.     WhatsApp

O WhatsApp é outro canal importantíssimo porque há muitas pessoas que não usam redes sociais como o Instagram ou Facebook, mas usam o WhatsApp — que hoje se tornou até uma ferramenta de trabalho. Ele foi o app mais baixado no Brasil e no Mundo em 2019. Portanto, ele é um canal de agendamento online de extrema importância para sua clínica.

4.     Instagram

Esta é outra rede social bastante utilizada e que pode facilmente se tornar um local de agendamento online. O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários na rede, e é bem provável que o seu paciente em potencial faça parte dela. Ele pode encontrar em contato por meio de um telefone cadastrado no perfil, por meio de um link que leve a outro canal de agendamento ou por meio do direct.

Para saber mais sobre como utilizar as ferramentas de agendamento online e entender os benefícios do marketing digital para médicos, entre em contato com a agência de marketing digital WSI.