A recepção é o local onde o paciente terá o primeiro contato com sua clínica, e é fundamental que ele se sinta acolhido neste ambiente
A recepção de uma clínica médica é muito mais do que um simples espaço onde os pacientes aguardam atendimento: ela é um ambiente de interação e que representa o primeiro contato do indivíduo com seu consultório, impactando diretamente na experiência que ele terá em seu estabelecimento. Por isso, é fundamental que este local seja agradável, aconchegante e prático, de modo que o paciente se sinta bem ao ficar ali.
Para possibilitar uma experiência diferenciada ao paciente, é importante que a recepção da clínica seja planejada estrategicamente. Dessa forma, é possível passar uma boa primeira impressão a respeito de seu serviço e ainda fazer com que as pessoas se sintam acolhidas e respeitadas. Confira, a seguir, algumas dicas para melhorar este importante ambiente de seu consultório médico!
Índice
Dicas para melhorar a recepção da sua clínica
Entenda as características do paciente
O primeiro passo para proporcionar uma boa experiência ao paciente é entender suas necessidades e características. Caso você seja geriatra, por exemplo, a maioria dos seus pacientes terá uma idade mais avançada, como consequência, há mais chances de que eles tenham problemas de mobilidade e acessibilidade. Por outro lado, uma clínica pediátrica pode necessitar de um ambiente seguro e lúdico, com brinquedos para as crianças.
Todos esses detalhes devem ser levados em conta no momento de montar a recepção de sua clínica.
Foque na humanização do ambiente
O atendimento humanizado deve ser um dos maiores pontos de atenção em sua clínica, e faz toda a diferença no momento de receber o paciente. Mais do que o conhecimento técnico, as pessoas buscam por um tratamento acolhedor e focado em suas necessidades e individualidades. É essencial, portanto, que você invista em treinamento de equipe e esteja sempre atento às particularidades de cada um.
Crie um ambiente aconchegante
É muito importante que o paciente se sinta acolhido e confortável na recepção da sua clínica médica e, para isso, é preciso estar atento a cuidados como:
- Ambiente climatizado;
- Assentos confortáveis;
- Boas opções de entretenimento, como revistas atualizadas, televisão e wi-fi;
- Iluminação adequada;
- Ambiente limpo e organizado;
- Se for oferecer café ou água, tenha a certeza de que os copos e lixeiras estão bem localizados e as garrafas bem abastecidas;
- Decoração com cores leves, que transmitam seriedade e leveza ao mesmo tempo.
Ofereça segurança e conforto
Outro aspecto fundamental a ser levado em conta na hora de organizar a recepção da sua clínica diz respeito aos confortos oferecidos. Nesse sentido, é importante estar atento à acessibilidade do ambiente, ao espaço para passagem de cadeira de rodas, à presença de tomadas para carregamento de dispositivos móveis e de piso antiderrapante. Caso o consultório receba crianças, é necessário eliminar objetos pontiagudos ou quebradiços do local, minimizando as chances de acidente.
Embora não faça parte da recepção da clínica, também é importante facilitar a chegada dos pacientes. Por isso, caso o imóvel em que seu consultório se encontra não conte com estacionamento ou não ofereça vagas suficientes, tente fazer convênio com outros estabelecimentos para facilitar a vida dos pacientes que vão de carro.
Aposte em tecnologia e funcionalidade
A tecnologia pode facilitar bastante o atendimento ao paciente, melhorando a experiência proporcionada a ele. É possível, por exemplo, investir em agendamento online, acesso digitalizado a prontuários e uso de softwares médicos que facilitam os processos. Além disso, é importante investir em canais de comunicação que levem informações claras a respeito do funcionamento da clínica.
Os profissionais da recepção do consultório podem, ainda, contar com celulares corporativos e trabalhar com outras ferramentas que permitam ao paciente se comunicar e encontrar as informações de maneira fácil e clara.