Presença responsável e estratégica no ambiente digital pode ser muito benéfica para captar pacientes e gerar credibilidade
A presença digital é cada vez mais comum em todas as camadas de interação social, inclusive na publicidade, de forma que o uso das redes sociais para médicos seja uma excelente estratégia de aproximação e captação de novos pacientes, seja por meio da divulgação de serviços, assuntos de interesse, interações ou participações diversas.
Como o relacionamento entre médico e paciente no campo do marketing são regidos por resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), é comum que surjam dúvidas e inseguranças dos profissionais acerca da melhor maneira de utilizar as redes sociais para médicos, aliando as regras às melhores estratégias.
Índice
Como usar as redes sociais para médicos?
O uso de redes sociais para médicos é um proveitoso meio para estabelecer e manter contato com pacientes e potenciais pacientes, através do compartilhamento de informações, novidades e serviços oferecidos, e da interação direta.
Para isso, algumas ações devem ser tomadas ao se criar o perfil profissional médico nas redes sociais. Vejamos a seguir.
Identifique-se e ofereça meios de contato
O CFM estabelece que toda rede social para médicos deve apresentar, em sua página inicial, a devida identificação: nome completo, número do CRM e especialidade. É imprescindível que já no início da página sejam disponibilizados links para contato e de outras redes sociais.
Crie um perfil exclusivamente profissional, e escolha redes sociais de grande alcance, como Facebook e Instagram. Essas redes têm suporte para perfis profissionais e se dispõem de meios facilitadores para interação com os consumidores.
Ofereça diversidade de conteúdos
Uma das maneiras de fazer com que o algoritmo de uma rede social destaque um conteúdo, que precise de alcance, é mantê-lo interessante. Não use as redes sociais apenas para divulgar seus serviços, lembre-se de trazer material informativo, imagens, novidades, participações e possibilidades de interação.
Além disso, é importante tomar cuidado com a interação. Ofereça uma linguagem de fácil acesso e entendimento a seus pacientes, de acordo com seu público-alvo. É aconselhável usar termos técnicos da medicina com cautela, sempre deixando claro e coerente ao público as suas definições.
Mantenha constante interação
Fazer com que o paciente se sinta mais à vontade é um dos grandes desafios do trabalho médico, e a principal vantagem do marketing nas redes sociais é a facilidade de interação e aproximação com os consumidores. Dessa forma, os textos publicados nas redes sociais para médicos não apenas sanam dúvidas e comentários, mas incentivam engajamento.
Monitore os resultados
É importante ficar sempre de olho nas métricas e resultados da atuação nas redes sociais para médicos. Através do monitoramento de estatísticas, é possível avaliar o que está ou não dando certo, e quais novas estratégias devem ser traçadas para que o rendimento de visitas, interações e conversões tenha números melhores.
Quais os benefícios das redes sociais para médicos?
O principal benefício das redes sociais para médicos é seu alcance. Hoje, mais da metade da população mantém acesso constante a essas plataformas, e, muitas vezes, buscam através delas informações sobre saúde e contato com profissionais.
Por isso, o uso das redes sociais não é benéfico apenas para captar pacientes, mas também para transmitir credibilidade e autoridade a respeito de seus conhecimentos e capacidades profissionais. Isso é essencial para que a divulgação de um serviço seja efetiva.
Quais as principais redes sociais para médicos?
Como citado anteriormente, é vantajoso criar perfis em redes sociais de grande alcance, como Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter. É importante que haja uma boa gestão dos perfis dessas redes, de forma integrada, mas sempre respeitando as diferentes linguagens que cada uma delas exige.
O que não fazer ao utilizar as redes sociais para médicos?
Apesar de muito benéfica, a utilização das redes sociais para médicos deve estar em conformidade com as regras estabelecidas pelo CFM e com o bom senso. Essas são normas criadas para proteger os pacientes, o profissional e os princípios éticos da medicina.
Assim, para estar em conformidade, algumas atitudes precisam ser evitadas nas redes sociais para médicos, como:
- Exposição indiscriminada de pacientes, casos e imagens de “antes e depois”;
- Utilização de expressões de autopromoção (como “o melhor especialista”, “o melhor equipamento e clínica”) de si mesmo ou de terceiros;
- Sensacionalismo e desinformação;
- Publicação de selfies em local de trabalho ou com pacientes;
- Interações em comentários e chat com aprofundamento que deve existir somente em consulta;
- Divulgação de preços e descontos.
Para se aprofundar nas regras do Conselho Federal de Medicina, é importante conferir atentamente as resoluções 1.974/11 e 2.126/15.
Ainda tem dúvidas sobre as redes sociais para médicos? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.