Siga nossas oito dicas para aumentar a quantidade de consultas particulares da sua clínica
Antes de explicar como atrair pacientes particulares, é importante destacar que, dentre as várias estratégias possíveis, existem variantes. Essas diferenças acontecem de acordo com a sua área de atuação, o perfil dos seus clientes e até a localização da sua clínica. Por isso, é importante você utilizar as nossas oito dicas de forma adaptada ao seu contexto específico. De qualquer forma, as nossas estratégias de hoje se aplicam à maioria das áreas de atuação na saúde.
Índice
Como atrair pacientes particulares?
Agora confira as nossas oito dicas poderosas sobre como atrair pacientes particulares!
Entenda o perfil do paciente particular
A primeira dica de como atrair pacientes particulares é identificar o seu público-alvo, entendendo as necessidades, expectativas, dores e até canais de comunicação preferidos dele. Assim, você pode personalizar suas estratégias de marketing e atendimento para oferecer exatamente o que o seu público deseja.
Construa uma presença online forte
Construir uma imagem de autoridade online requer dedicação e constância. Essa segunda dica pode ser dividida nos três principais pontos a seguir.
Site profissional
Um site profissional deve ser bem projetado: fácil de navegar e otimizado para SEO, com informações como serviços e contatos fáceis de encontrar.
Mídias sociais
Mantenha uma boa regularidade de postagens nas redes sociais, publicando conteúdos engajantes e úteis para atrair e informar seus seguidores.
Google Meu Negócio
Mantenha informações como endereço e horário de funcionamento da sua clínica sempre atualizadas no Google Meu Negócio. Além disso, responda às avaliações dos pacientes (até mesmo as negativas).
Esteja presente na primeira página do Google
Nossa terceira dica é uma das mais importantes. Quando você otimiza seu site e conteúdos para SEO da forma correta, sua clínica tem bem mais chances de aparecer na primeira página do Google. Isso é muito importante porque, segundo um levantamento da Minuto Saudável, 94,4% dos brasileiros buscam informações sobre saúde na internet.
Crie estratégias de tráfego pago
O quarto ponto sobre como atrair pacientes particulares envolve campanhas de tráfego pago. Utilizando segmentação precisa, você alcança potenciais pacientes particulares, aumentando a visibilidade da sua clínica e atraindo novos clientes.
Tenha um bom marketing de referência
Seguindo para a quinta dica de como atrair pacientes particulares, temos o marketing de referência, que nada mais é do que incentivar pacientes satisfeitos a recomendarem seus serviços, oferecendo incentivos e recompensas por indicações. Isso ajuda a atrair novos pacientes através do “boca a boca”.
Fortaleça o networking e parcerias
O sexto método para atrair pacientes particulares consiste em participar de eventos da área da saúde e estabelecer parcerias com outros profissionais, oferecendo serviços complementares e criando uma rede de referências mútuas para aumentar a sua base de pacientes.
Atendimento personalizado e diferenciado
Nossa sétima dica de como atrair pacientes particulares pode até parecer óbvia ou simples, mas muitos profissionais falham em oferecer um atendimento humanizado e focado nas necessidades individuais dos pacientes. Sempre tenha em mente que cada paciente é um caso e que até mesmo “palpites leigos” devem ser respeitados.
Monitore os resultados
Por fim, a oitava estratégia de como atrair pacientes particulares é nunca deixar de monitorar o desempenho das suas ações de marketing, analisando métricas importantes. Além disso, peça o feedback dos seus pacientes para seguir melhorando no quesito atendimento.
Como uma empresa de marketing e vendas pode auxiliar?
Contratar uma empresa especializada como nós da WSI te ajuda em vários aspectos técnicos de marketing, permitindo que você se concentre na atuação médica:
- Desenvolvimento de estratégias de marketing digital: criação e gestão de perfis online, campanhas de Google Ads e Facebook Ads para alcançar o seu público-alvo;
- Melhoria da comunicação: gestão de redes sociais, implementação de ferramentas digitais de atendimento rápido e interação com pacientes;
- Elaboração de conteúdo útil e informativo: criação de conteúdos, como blogs, que aumentam a percepção de autoridade da sua clínica online;
- Aprimoramento da experiência do paciente: facilitamento de agendamentos online para uma experiência mais agradável para seus pacientes;
- Programas de fidelização e indicação: desenvolvimento de incentivos para recomendações e garantia de atendimento humanizado para fidelizar pacientes atuais.
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