A seguir, veremos algumas dicas de como utilizar melhor essa valiosa ferramenta de comunicação
O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, com 1,2 bilhões de usuários. Seu poder de comunicação e interação com o público é algo avassalador, no entanto muitas pessoas e empresas não conseguem aproveitar todo o potencial que a rede pode oferecer em benefício dos seus negócios.
Produzir conteúdo de qualidade e relevância na plataforma é um ótimo investimento para atrair e engajar seu público-alvo, mas isso não é suficiente. É preciso adotar estratégias, planejamentos e tomar alguns cuidados, sobretudo quando se trata de Instagram médico.
Índice
Por que usar o Instagram para médicos?
A plataforma é gratuita, intuitiva, fácil de utilizar e está muito presente na vida dos usuários. É uma rede focada no aspecto visual, tanto em vídeos quanto em fotos. No Instagram médico, essa possibilidade de comunicação pode ser uma ferramenta transformadora para médicos e clínicas.
Isso porque a maioria das pessoas têm dúvidas ou curiosidades sobre saúde e bem-estar. Conectar-se com elas através de histórias, informações de qualidade, conhecimentos e dicas é uma forma de alavancar sua capacidade de interação com os pacientes.
O que um médico não deve fazer no Instagram?
Há uma série de diretrizes e regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) que devem ser seguidas no seu Instagram médico. Entre as práticas que são proibidas pela entidade, estão:
- Fazer promessa de resultados;
- Vender técnica, infraestrutura ou tecnologia exclusivas;
- Adulterar dados estatísticos;
- Causar pânico com imagens sensacionalistas;
- Prêmios de “O melhor”;
- Fazer promoções ou conceder descontos para promover seus serviços;
- Diagnóstico genérico;
- Propaganda de produtos ligados à medicina;
- Uso de técnicas sem comprovação;
- Divulgar preços de procedimentos e formas de pagamento aceitas;
- Expor fotos ou vídeos de pacientes com antes e depois;
- Postar selfies com pacientes;
- Divulgar exames e prontuários;
- Postar e repostar fotos com celebridades, vinculando o médico ao artista.
Lembre-se, seu público é leigo no assunto, portanto evite terminologias complexas e busque manter a qualidade da informação de maneira compreensível e didática.
Como obter melhores resultados?
Para que seu Instagram médico tenha melhores resultados, é muito importante tomar alguns cuidados e se valer de certas ferramentas. Entre elas estão:
- Separar o perfil pessoal do perfil profissional: a sua vida privada não é o foco do seu Instagram médico, mas sim seu conhecimento e suas experiências. Isso também evita confusões desnecessárias;
- Planejar conteúdo: separe um tempo para planejar quais conteúdos serão postados, a frequência e os formatos que serão utilizados (post estático, carrossel, vídeo). Outro fator importante para alcançar um público maior e gerar engajamento é a frequência com que você posta. Essa regularidade faz com que o médico alcance mais pessoas e se beneficie do potencial de maior exposição para se conectar e gerar resultados com a sua audiência;
- Seja ativo nos seus stories: essa é uma excelente forma de interagir com seu público por meio da construção de narrativas (storytleling), caixinhas de perguntas e troca de experiências. Mais uma vez, a frequência é uma grande aliada para o sucesso do seu Instagram médico;
- Uso de hashtags: as hashtags funcionam como um filtro de pesquisa, assim as pessoas que estão falando ou querem saber sobre determinado assunto podem achar seu conteúdo e estabelecer uma troca.
Tipos de conteúdo para postar no Instagram
Como dissemos, o conteúdo visual é o que vai gerar mais destaque no Instagram, então o ideal é publicar fotos e vídeos de qualidade para chamar a atenção dos seguidores. Alguns tipos de conteúdo que podem ser publicados são:
- Dicas de como manter a saúde e o bem-estar;
- Explicar sobre seu procedimento médico e quando ele é indicado;
- Enfatizar o início de campanhas de prevenção e datas importantes, como Outubro Rosa e Novembro Azul;
- Divulgar novidades da sua área de atuação;
- Divulgar sua rotina profissional e os bastidores do dia a dia;
- Publicar conteúdos informativos e esclarecedores para desmistificar algumas crenças coletivas;
- Utilizar a caixinha de perguntas para saber quais são as principais dúvidas dos seus pacientes.
Quando contratar uma empresa especializada em marketing médico?
Uma agência especializada em marketing médico, como a WSI, possui todo o conhecimento necessário para oferecer soluções personalizadas que atendam aos objetivos específicos de cada cliente. Além de práticas assertivas para Instagram médico, fazemos toda a gestão integrada que envolvem estratégias bem-sucedidas de marketing digital para impulsionar sua clínica ou consultório no ambiente digital.
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