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Instagram para médicos e clínicas: como usar?

7 de julho de 2023 |
Estetoscópio em cima de uma mesa e o médico com o celular em mãos, acessando o instagram.
(Banco de imagens: Shutterstock)
4 min. de leitura

 A seguir, veremos algumas dicas de como utilizar melhor essa valiosa ferramenta de comunicação

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, com 1,2 bilhões de usuários. Seu poder de comunicação e interação com o público é algo avassalador, no entanto muitas pessoas e empresas não conseguem aproveitar todo o potencial que a rede pode oferecer em benefício dos seus negócios.

Produzir conteúdo de qualidade e relevância na plataforma é um ótimo investimento para atrair e engajar seu público-alvo, mas isso não é suficiente. É preciso adotar estratégias, planejamentos e tomar alguns cuidados, sobretudo quando se trata de Instagram médico. 

Por que usar o Instagram para médicos?

A plataforma é gratuita, intuitiva, fácil de utilizar e está muito presente na vida dos usuários. É uma rede focada no aspecto visual, tanto em vídeos quanto em fotos. No Instagram médico, essa possibilidade de comunicação pode ser uma ferramenta transformadora para médicos e clínicas.

Isso porque a maioria das pessoas têm dúvidas ou curiosidades sobre saúde e bem-estar. Conectar-se com elas através de histórias, informações de qualidade, conhecimentos e dicas é uma forma de alavancar sua capacidade de interação com os pacientes.

O que um médico não deve fazer no Instagram?

Há uma série de diretrizes e regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) que devem ser seguidas no seu Instagram médico. Entre as práticas que são proibidas pela entidade, estão:

  • Fazer promessa de resultados;
  • Vender técnica, infraestrutura ou tecnologia exclusivas;
  • Adulterar dados estatísticos;
  • Causar pânico com imagens sensacionalistas;
  • Prêmios de “O melhor”;
  • Fazer promoções ou conceder descontos para promover seus serviços;
  • Diagnóstico genérico;
  • Propaganda de produtos ligados à medicina;
  • Uso de técnicas sem comprovação;
  • Divulgar preços de procedimentos e formas de pagamento aceitas;
  • Expor fotos ou vídeos de pacientes com antes e depois;
  • Postar selfies com pacientes;
  • Divulgar exames e prontuários;
  • Postar e repostar fotos com celebridades, vinculando o médico ao artista.

Lembre-se, seu público é leigo no assunto, portanto evite terminologias complexas e busque manter a qualidade da informação de maneira compreensível e didática.

Como obter melhores resultados?

Para que seu Instagram médico tenha melhores resultados, é muito importante tomar alguns cuidados e se valer de certas ferramentas. Entre elas estão:

  • Separar o perfil pessoal do perfil profissional: a sua vida privada não é o foco do seu Instagram médico, mas sim seu conhecimento e suas experiências. Isso também evita confusões desnecessárias;
  • Planejar conteúdo: separe um tempo para planejar quais conteúdos serão postados, a frequência e os formatos que serão utilizados (post estático, carrossel, vídeo). Outro fator importante para alcançar um público maior e gerar engajamento é a frequência com que você posta. Essa regularidade faz com que o médico alcance mais pessoas e se beneficie do potencial de maior exposição para se conectar e gerar resultados com a sua audiência;
  • Seja ativo nos seus stories: essa é uma excelente forma de interagir com seu público por meio da construção de narrativas (storytleling), caixinhas de perguntas e troca de experiências. Mais uma vez, a frequência é uma grande aliada para o sucesso do seu Instagram médico;
  • Uso de hashtags: as hashtags funcionam como um filtro de pesquisa, assim as pessoas que estão falando ou querem saber sobre determinado assunto podem achar seu conteúdo e estabelecer uma troca.

Tipos de conteúdo para postar no Instagram 

Como dissemos, o conteúdo visual é o que vai gerar mais destaque no Instagram, então o ideal é publicar fotos e vídeos de qualidade para chamar a atenção dos seguidores. Alguns tipos de conteúdo que podem ser publicados são:

  • Dicas de como manter a saúde e o bem-estar;
  • Explicar sobre seu procedimento médico e quando ele é indicado;
  • Enfatizar o início de campanhas de prevenção e datas importantes, como Outubro Rosa e Novembro Azul;
  • Divulgar novidades da sua área de atuação;
  • Divulgar sua rotina profissional e os bastidores do dia a dia;
  • Publicar conteúdos informativos e esclarecedores para desmistificar algumas crenças coletivas;
  • Utilizar a caixinha de perguntas para saber quais são as principais dúvidas dos seus pacientes.

Quando contratar uma empresa especializada em marketing médico?

Uma agência especializada em marketing médico, como a WSI, possui todo o conhecimento necessário para oferecer soluções personalizadas que atendam aos objetivos específicos de cada cliente. Além de práticas assertivas para Instagram médico, fazemos toda a gestão integrada que envolvem estratégias bem-sucedidas de marketing digital para impulsionar sua clínica ou consultório no ambiente digital.

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