O marketing digital para clínica de cirurgia plástica é hoje o principal divulgador dos serviços existentes. Descubra a importância das estratégias e como funcionam!
As cirurgias plásticas sempre foram procedimentos de muito interesse por boa parte do público, que agora tem a amplitude do ambiente digital para pesquisar informações obre os procedimentos e procurar clínicas que oferecem o serviço. Por isso, estar presente de forma adequada nesse ambiente é essencial para que as clínicas de cirurgia plástica aumentem suas receitas.
Para isso, existem estratégias especializadas de marketing digital para clínica de cirurgia plástica que podem converter um potencial público interessado em um ou mais procedimentos em pacientes. Existe um conjunto de ações e estratégias específicas dedicadas para esse segmento de serviços.
Índice
A importância da clínica de cirurgia plástica estar inserida no meio digital
Como dito acima, conteúdos sobre cirurgias plásticas são cada vez mais pesquisados no ambiente digital por pessoas que desejam conhecer ou realizar os procedimentos. Um site ou uma mídia social de uma clínica de cirurgia plástica, nesse contexto, pode ser a fonte com mais capacidade de transmitir autoridade sobre os procedimentos.
Por esse motivo, a principal estratégia do marketing digital para clínica de cirurgia plástica é a sua inserção no meio digital. Uma vez nesse ambiente, outras estratégias podem ser adotadas para que as pessoas, que estão cada vez mais buscando informações na internet antes de tomar decisões, possam encontrar as informações que procuram e, potencialmente, se tornar pacientes.
Isso porque existem inúmeros casos de clínicas de cirurgias plásticas que atendem pacientes que as conheceram por meio do website, das mídias pagas ou das mídias sociais. Por isso, estar presente no meio digital através de um trabalho bem-feito de marketing digital para cirurgiões plásticos ajuda os profissionais a se destacarem da concorrência e alcançarem um público maior.
É importante lembrar que a internet não tem fronteiras geográficas, com o marketing digital para clínica de cirurgia plástica é possível atrair pacientes de todo o mundo, assim como se revelar para usuários próximos que até então não conhecem as possibilidades trazidas por essa especialidade médica.
Estratégias que são recomendadas no marketing digital para clínicas cirurgia plástica
De modo geral, há várias estratégias que podem ser utilizadas em um plano de marketing digital para clínica de cirurgia plástica. As mais comumente adotadas são:
- Desenvolvimento de site profissional e otimizado para SEO (Search Engine Optimization);
- Criação de conteúdo de qualidade para o segmento;
- Uso de mídias sociais;
- Investimento em publicidade online (Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads etc.);
- Implementação de programa de e-mail marketing;
- Análise de informações do site por ferramentas de desempenho;
- Acompanhamento de tendências do segmento e de tecnologia.
Nem todas as estratégias acima precisam ser implementadas, já que elas são definidas de acordo com o segmento e os objetivos do negócio.
Mídias sociais
As mídias sociais são meios importantes para a aproximação do cirurgião com o público-alvo. Por isso, quando se fala em marketing digital para clínica de cirurgia plástica, a criação e a manutenção de perfis em redes sociais está entre as prioridades.
Isso porque, nas mídias sociais, é possível manter um contato próximo com o público, sanar suas dúvidas de forma direta e implementar a possibilidade de torna-los pacientes por meio da interação proporcionada pelas ferramentas das próprias redes sociais. Nesse contexto, as estratégias de marketing médico para cirurgiões plásticos em mídias sociais podem incluir redes como Facebook, Instagram e YouTube.
Mídias Pagas
O marketing digital para clínica de cirurgia plástica nas mídias pagas é feito por meio de anúncios direcionados ao perfil de quem pesquisa sobre o assunto. Isso possibilita o aumento da visibilidade do conteúdo. As principais ferramentas utilizadas para a aplicação de conteúdo em mídias pagas são o Facebook Ads, Google Ads e Instagram Ads. ser aplicados no Facebook Ads, Google Ads e Instagram Ads.
Uma boa estratégia de tráfego pago é essencial dentro do marketing médico para cirurgiões plásticos e clínicas de cirurgia plástica, uma vez que funciona por meio do impulsionamento do conteúdo a um público-alvo direcionado, facilitando que encontrem mais rapidamente as informações que desejam.
SEO e Marketing de conteúdo
As estratégias de marketing digital para clínica de cirurgia plástica continuam no SEO (Search Engine Optimization — Otimização dos Mecanismos de Busca) que trata de técnicas que ajudam o conteúdo de um site aparecer nos primeiros resultados de buscadores como o Google. Dessa forma, o material é facilmente encontrado por quem pesquisa de forma orgânica, isto é, sem o apoio de mídias pagas.
As estratégias de SEO incluem encontrar as principais palavras-chave buscadas pelos usuários e otimizar o conteúdo para que, por meio delas, o website da clínica ou do cirurgião seja encontrado. O conteúdo precisa ser produzido de modo a transmitir conhecimento e autoridade do profissional sobre o assunto abordado, aumentando, assim, as chances de conversão.
Para isso, utiliza-se o Marketing de Conteúdo, que é a estratégia que visa criar conteúdo relevante para atrair e engajar um público-alvo. Em conjunto com SEO e outras estratégias, o Marketing de Conteúdo planeja o material a ser publicado pela clínica em todo o ambiente digital para chamar a atenção do público para os serviços de que necessitam.
Publicidade médica e o auxílio de uma agência de marketing médico
Como vimos, as atividades que o marketing digital para clínica de cirurgia plástica realiza dentro do segmento médico, colaboram para divulgar mais informações, tirar possíveis receios de interessados em procedimentos e aproximar profissionais e pacientes. Para isso funcionar, é importante o apoio de uma agência especializada em marketing médico.
Os profissionais são capazes de elaborar estratégias de marketing digital para cirurgiões plásticos para que potenciais pacientes que estejam em busca de informações sobre os procedimentos se tornem, de fato, pacientes, realizando consultas e procedimentos e, consequentemente, aumentando a receita.
Case de clínica de cirurgia plástica na WSI
Temos um case de sucesso de um cirurgião plástico que é cliente da WSI desde 2016, tendo seu website com conteúdos otimizados em SEO. Somente entre os anos de 2021 e 2022, houve uma evolução de mais de 10 mil novas sessões de tráfego orgânico, graças ao bom posicionamento dos termos de pesquisa relacionados aos procedimentos, como harmonização facial, mentoplastia, ritidoplastia e frontoplastia.
No total, mais de 6 mil termos foram indexados ao website do cirurgião plástico em janeiro de 2023. Isso quer dizer que seu conteúdo apareceu em pesquisas no Google para todos esses termos.
Além dos bons resultados de tráfego orgânico (que vêm se aproximando de clientes com autoridade), as conversões, isto é, preenchimento dos formulários de contato, também aumentaram em mais de 200% entre os anos de 2021 e 2022, graças às estratégias adotadas para aproximar ainda mais o potencial paciente ao conteúdo do website.
Os aumentos mostrados pelos dados de 2022 são resultados de uma crescente que vem desde o início das estratégias adotadas nos anos anteriores, que, por sua vez, têm se convertido em possibilidades de consultas e procedimentos de cirurgia plástica.
Conhecendo as possibilidades do marketing digital para clínica de cirurgia plástica, a WSI pode oferecer as melhores estratégias para você. Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.