O marketing digital para dermatologista tem feito a diferença na divulgação e oferta do serviço para o público-alvo. Saiba como funciona!
Os avanços tecnológicos na comunicação têm feito com que as buscas por tratamentos dermatológicos se tornem cada vez mais comuns na internet. Por isso, manter presença no ambiente digital tem sido cada vez mais vantajoso para dermatologistas e suas clínicas.
Para isso, é importante adotar boas estratégias de marketing digital para dermatologista. Isso porque, para conquistar bons resultados de conversão e notoriedade, é fundamental transmitir conhecimento, autoridade e demonstrar proximidade com os potenciais pacientes, transformando o interesse em conversão.
Índice
A importância de o dermatologista estar inserido no meio digital
As buscas por tratamentos médicos nos meios digitais se tornaram extremamente comuns nas últimas duas décadas. Uma das especialidades médicas mais buscadas nesse contexto é a dermatologia, que cuida tanto da saúde estética, quanto da saúde funcional da pele. Por esse motivo, para conquistar presença no mercado, é importante que o dermatologista esteja inserido adequadamente no meio digital.
Nesse contexto, existe o marketing digital para dermatologista, que consiste em uma série de estratégias para que os profissionais desta especialidade médica se tornem presentes online para que sejam encontrados por potenciais pacientes que se converterão em pacientes reais.
Por meio da inserção no meio digital e estratégias bem planejadas de marketing digital para dermatologista, é possível aumentar a visibilidade da clínica, estabelecer autoridade e confiança, gerar leads qualificados e, consequentemente, aumentar o número de pacientes e a receita.
O planejamento estratégico pode ter várias frentes de atuação, dado que o marketing digital para dermatologista é, de fato, muito amplo. Conheça, a seguir, as melhores estratégias para sites e perfis de dermatologistas e/ou clínicas de dermatologia.
Estratégias que são recomendadas no marketing digital para dermatologistas e clínicas de dermatologia
Algumas estratégias muito recomendadas para o marketing digital para dermatologista incluem:
- Ter um site com informações sobre os serviços oferecidos;
- Produzir conteúdo informativo sobre procedimentos e tudo sobre o segmento, além, de informações para contato;
- Utilizar técnicas de SEO para melhorar o ranqueamento do site nos resultados de pesquisa;
- Ter perfis nas redes sociais com postagens relevantes e interagir com os seguidores;
- Ainda nas redes sociais, criar anúncios segmentados com os mecanismos de busca.
Mídias sociais
As mídias sociais estão presente na maior parte do tempo das pessoas. Por isso, ter presença nessas redes é essencial para que o marketing digital para dermatologista dê bons resultados, uma vez que essas plataformas são muito buscadas por pessoas que desejam encontrar soluções para a pele.
A presença nas mídias sociais pode se consolidar de diversas formas, seja produzindo material interessante, respondendo e interagindo com o público, propondo parcerias ou, simplesmente, divulgando os procedimentos e tratamentos realizados, demonstrando ao público autoridade e conhecimento sobre os assuntos. As principais mídias sociais que podem ser utilizadas em estratégias de marketing digital para dermatologistas são o Instagram, o Facebook e o Youtube.
Mídias Pagas
As mídias pagas são um conjunto de estratégias e publicações direcionadas a um público-alvo específico. Muito conhecidas como “post patrocinado” ou simplesmente publicidade, seu impulsionamento é realizado por meio de ferramentas como Google Ads e Facebook Ads.
Para utilizar as mídias pagas no marketing digital para dermatologista, é importante definir o público-alvo e os objetivos da campanha. Em seguida, é necessário criar anúncios atraentes e relevantes para o público, segmentando de acordo com características como idade, gênero e interesses.
É importante também definir um orçamento e acompanhar os resultados de cada campanha, ajustando as estratégias conforme necessário para garantir um melhor retorno sobre o investimento.
SEO e Marketing de conteúdo
A última estratégia de grande importância no marketing digital para dermatologista e que vale menção é o Search Engine Optimization, ou apenas SEO. Nessa estratégia, são realizadas otimizações nos conteúdos publicados em diversas plataformas para que sejam bem posicionados nos resultados de pesquisas feitas nos buscadores.
O marketing de conteúdo se concentra no estudo e na elaboração de conteúdos que sejam relevantes para o público e condizentes com o que pesquisam. Quando SEO e marketing de conteúdo são realizadas em conjunto, a qualidade do conteúdo aumenta, dando maior possibilidade de bom posicionamento, que consequentemente leva a mais acessos e mais conversões.
Publicidade médica e o auxílio de uma agência de marketing médico
Uma das principais vantagens do marketing médico para dermatologistas é a possibilidade de, graças a tudo que o ambiente digital oferece, aproximar o médico de seus potenciais pacientes e manter a aproximação com os pacientes com quem já tem contato. Dentro da dermatologia, esse tipo de aproximação é essencial para o sucesso dos tratamentos.
Para garantir essa aproximação, é importante investir no apoio de uma agência especializada em marketing médico, formada por profissionais que conhecerão as melhores formas de estabelecer o vínculo com o público-alvo e transformá-lo em consultas e procedimentos, gerando receita para a clínica de dermatologia.
Case de dermatologista na WSI
A WSI é uma agência especializada em marketing médico que atua há mais de 10 anos auxiliando médicos a estabelecerem-se no ambiente digital. Dentro do marketing digital para dermatologista, temos o case de uma dermatologista que atende em São Paulo.
O website da dermatologista foi criado pelos profissionais da WSI com foco na otimização dos mecanismos de busca. E os resultados têm sido promissores: em janeiro de 2023, o tráfego orgânico, isto é, acessos sem a utilização de mídias pagas, teve um aumento de mais de 500% em relação a janeiro de 2022, e 35,28% em relação ao mês anterior. Esses números, aliados a um conteúdo bem-produzido e direcionado ao público, fazem com que as conversões — isto é, a coleta de dados por meio de formulário ou botão de WhatsApp — transformem o público-alvo em potenciais pacientes.
Para isso, é importante que o conteúdo frequentemente apareça nas primeiras posições de pesquisas do Google, o que ocorre graças ao estudo aprofundado de palavras-chave e produção de conteúdo focado nas necessidades e desejos do público-alvo.
Atualmente, mais de 2500 palavras-chave são indexadas ao seu website (sendo 288 no top 10 do google e 56 no top 3), um crescimento expressivo comparado às 95 palavras no ano anterior. Materiais informativos sobre queloides, eletrocauterização, sinais no rosto e outros problemas dermatológicos podem ser facilmente encontrados.
Portanto, se você é médico dermatologista ou cuida de uma clínica dessa especialidade, saiba que é possível ter muito mais retorno através do marketing digital. Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.