As pessoas estão cada vez mais conectadas no âmbito digital, seja para firmar relações comerciais, profissionais ou até mesmo para entretenimento. Com essa realidade, o segmento de marketing digital para hospitais e clínicas médicas pode ser uma excelente alternativa para conquistar novos pacientes e estreitar a relação com os clientes que já frequentam o estabelecimento.
A internet tem mostrado diferentes maneiras de ser bem utilizada e, uma vez que a maioria das pessoas busca por informações em buscadores online como o Google, o marketing digital para hospitais se destaca como uma forte possibilidade de crescimento e engajamento sem que haja limitações em relação a espaço ou horário em que os usuários estão online.
O que é Marketing Digital?
De maneira geral, o Marketing Digital pode ser definido como todas as ações de comunicação que uma empresa pode utilizar dentro da internet. Este setor opera com formas inovadoras e criativas de apresentar os produtos e serviços dentro do universo online. Este é o segmento com maior crescimento dentro do setor publicitário nos últimos tempos, e isso ocorre graças a comodidade que o ciberespaço oferece e as inúmeras possibilidades com custos bem atrativos e menos expressivos do que as formas de marketing tradicional.
Apesar de seu crescimento, atualmente ainda se tem muita resistência em contar com o uso do marketing digital para hospitais e demais estabelecimentos de saúde. Isso porque a imagem que geralmente é associada ao marketing é a de uma estratégia de venda de um serviço ou produto — o que não tem uma conotação muito positiva, já que não é possível efetivamente “vender saúde”.
Entretanto, divulgar estabelecimentos que auxiliam na busca por tratamentos e se dedicam a oferecer qualidade de vida pode trazer muitos benefícios tanto para os estabelecimentos quanto para os pacientes.
Como aplicar o marketing digital para hospitais?
Um dos principais cuidados ao utilizar o marketing digital para hospitais é ter transparência com o conteúdo disponibilizado para os clientes (pacientes) em potencial. Isso significa que a equipe de comunicação responsável pelas ações deve se responsabilizar por pela veracidade das informações, além de indicar suas referências. Tudo isso deve ser ofertado de forma criativa e chamativa, com conteúdo de qualidade.
Alguns assuntos que podem ser explorados para fazer com que o site do estabelecimento de saúde obtenha bom engajamento e se destaque no ambiente online são:
- Dados institucionais;
- Inovações tecnológicas;
- Novidades dentro do setor de saúde;
- Estudos científicos dos profissionais que atuam no local;
- Diferenciais do hospital;
- Tipos de atendimento oferecidos;
- Tratamentos;
- Material informativo a respeito de saúde.
Vale lembrar que, embora certamente exista concorrência online, no caso do marketing digital para hospitais ela acontece de maneira indireta, já que se trata de um serviço essencial. Em geral, os pacientes se atentarão a escolher um empreendimento com melhor localização, especialidades, infraestrutura, profissionais e que esteja de acordo com sua condição financeira.
Outro ponto forte de se utilizar o marketing digital para hospitais é criar conteúdo relevante, oferecendo informações, atendendo às necessidades e tirando as dúvidas dos pacientes de forma direta. Esta é uma boa jogada para cativar e fidelizar os pacientes antes mesmo que eles precisem procurar por alguma instituição.
Contar com perfis nas redes sociais também é uma excelente forma de conquistar usuários e possíveis pacientes. Uma vez que as redes, além de serem um canal de comunicação, podem também ser utilizadas para mostrar e divulgar novidades sobre o local, notícias e promover interação direta com o público. A estratégia é disponibilizar uma comunicação formal, cuidadosa e esclarecedora com os usuários.
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