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Marketing digital para ortopedistas e clínicas de ortopedia

4 de maio de 2023 |
Mãos de uma médica ortopedista negra massageando os pés de um paciente.
(Banco de imagens: Shutterstock)

Profissionais da saúde de especialidade como a ortopedia têm conseguido notoriedade e clientela graças a estratégias online. Conheça mais sobre o assunto.

A tecnologia tem aproximado as pessoas do conhecimento sobre saúde e dos profissionais que atuam nessa área. A ortopedia é uma das especialidades médicas mais pesquisadas nas ferramentas de busca, seja por pessoas que buscam opções de tratamento ou por quem deseja ampliar seus conhecimentos sobre um tema da especialidade.

Nesse contexto, ser um profissional que oferece conteúdos sobre sua especialidade demonstra ao público que seus serviços oferecidos são de qualidade, facilitando a conversão de potenciais pacientes em pacientes reais. Para isso, são realizadas diversas estratégias de marketing digital para ortopedistas, ou seja, voltadas especificamente para os profissionais desta especialidade médica.

Entenda mais a seguir.

A importância do ortopedista estar inserido no meio digital

A ortopedia é uma das mais conhecidas especialidades médicas. Com o advento do ambiente digital nas últimas décadas, é natural que assuntos sobre essa especialidade sejam constantemente buscados. É por meio do ambiente digital que, da mesma forma, muitas pessoas procuram o atendimento profissional de que necessitam.

Por isso, é importante que os médicos ortopedistas e clínicas de ortopedia marquem presença no meio digital, transmitindo conhecimento sobre os tratamentos e procedimentos que realizam e, além disso, oferecer meios para que os potenciais pacientes possam entrar em contato e agendar consultas, exames e outros procedimentos.

Nesse contexto, o marketing digital para ortopedistas é um conjunto de estratégias para inseri-los no meio digital, garantindo o melhor posicionamento de seus serviços dentro desses ambientes, para atrair novos pacientes e fortalecer a relação com os atuais.

O marketing digital para ortopedistas conta pode contar várias estratégias bem direcionadas, sendo possível educar o público sobre os serviços oferecidos, aumentar a confiança sobre os serviços e a reputação que meio profissional.

É comprovado que as pessoas passam boa parte do seu tempo diário online, seja na frente de um computador ou utilizando um celular. Por isso, não estar nesse ambiente é quase como não existir comercialmente para o público.

Estratégias que são recomendadas no marketing digital para ortopedistas e clínicas de ortopedia

Para que o marketing digital para ortopedistas seja bem-sucedido, é importante adotar estratégias que aliem os objetivos da clínica às necessidades de seu público-alvo. Entre as principais, podemos citar:

  • Criação de um site que seja rico em informações sobre os procedimentos e tratamentos;
  • Otimização do site em SEO para que apareça nas melhores posições dos resultados de pesquisas;
  • Trabalhar as mídias sociais da clínica/médico ortopedista;
  • Produzir marketing de conteúdo condizente com o segmento;
  • Configurar ferramentas de e-mail marketing;
  • Fazer campanhas de anúncios online (mídias pagas);
  • Monitorar o desempenho e a reputação do site com ferramentas de marketing.

Mídias Sociais

Popularmente conhecidas, as mídias sociais têm uma capacidade de divulgação e conversão que surpreende quem ainda as desconhece. Isso porque elas oferecem ferramentas que não apenas transmitem o conhecimento, como possibilitam o contato direto do médico ortopedista com seu potencial paciente.

Nesse contexto, as redes sociais mais comumente utilizadas em marketing digital para ortopedistas são o Facebook, o Instagram e o YouTube. Dentro delas, são planejados conteúdos periódicos e técnicas de contato direto com o público em busca de convertê-lo aos serviços oferecidos pelo médico.

Mídias Pagas

As mídias pagas são ações que, normalmente, requerem investimento à parte para a criação de campanhas minuciosas com alto potencial de conversão. Dentro do marketing digital para ortopedistas, são configuradas para pessoas que já tenham demonstrado algum tipo de interesse nos serviços de ortopedia ou que tenham pesquisado por termos relacionados ao ramo.

As mídias pagas mais populares são o Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, e costumam ter bons resultados quando planejadas e executadas por profissionais especializados em mídias digitais.

SEO e Marketing de conteúdo

SEO (Otimização dos Mecanismos de Busca, em inglês) são ações realizadas na elaboração do conteúdo publicado no website e em redes sociais para que apareçam bem-posicionados nos resultados de busca e gerem tráfego orgânico, isto é, não pago. Para isso, são feitos estudos de palavras-chave pesquisadas pelo público.

Enquanto isso, o marketing de conteúdo fica em estudar e produzir material relevante e com autoridade para o público interessado nos serviços ortopédicos. Juntas, as técnicas ajudam o ortopedista a ser encontrado por potenciais pacientes e, assim, possibilitar o aumento e/ou manutenção de clientes.

Publicidade médica e o auxílio de uma agência de marketing médico

Como vimos, o marketing digital para ortopedistas permite que clínicas e médicos se comuniquem melhor com seu público de forma clara e precisa, educando sobre tratamentos e procedimentos oferecidos. Para isso, é importante contar com o apoio de uma agência especializada em marketing médico.

Os profissionais da agência se dedicarão a encontrar estratégias que abarquem as melhores possibilidades que o marketing digital para ortopedistas tem a oferecer para cada médico. Dessa forma, aplicação ações com menor margem de erro e maior possibilidade de conversão dos usuários em pacientes.

Case de ortopedista na WSI

Temos como cliente um médico ortopedista especializado em tratamentos e cirurgias ortopédicas no pé e no tornozelo. No último ano, o tráfego de seu website — construído com conteúdo elaborado pelos profissionais da WSI — aumentaram mais de 1000%, com cerca de 25% desses acessos em tráfego orgânico e 70% em mídias pagas.

O aumento dos acessos se deu proporcionalmente ao aumento de palavras-chave indexadas ao seu conteúdo, isto é, as vezes em que seu site apareceu em uma pesquisa no Google. Em maio de 2022, eram 23 palavras-chave indexadas. Hoje, são 1282 palavras.

Com o conteúdo focando nos procedimentos e tratamentos de pé e tornozelo, como tendinites, pé plano, tratamento de artrite e joanete (patologias cujas palavras-chave constantemente ranqueiam nas posições da primeira página do Google), o médico ortopedista tem relatado crescimento expressivo dos resultados com o investimento em marketing digital para ortopedistas.

Constantemente, novos pacientes têm o encontrado através das buscas no ambiente digital, após entrarem em contato através dos meios de contato e dos formulários disponibilizados juntamente aos conteúdos. Somente no mês de janeiro de janeiro de 2023 foram 65 conversões, isto é, captações de dados de usuários por formulário ou ícone de WhatsApp.

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco e saiba mais sobre marketing digital para ortopedistas.