Construir uma boa relação com o paciente é essencial para que o médico consiga oferecer um bom atendimento e fidelizá-lo como cliente
Melhorar a relação médico-paciente é um dos cuidados essenciais tanto para a carreira do profissional de saúde como para o sucesso do tratamento que está sendo realizado. É a partir da parceria e confiança entre as duas partes que será possível chegar a um diagnóstico preciso, além de realizar o tratamento de maneira eficiente e alcançar o melhor prognóstico possível.
Para muitos profissionais de saúde, entretanto, melhorar a relação médico-paciente pode ser um grande desafio, já que esta tarefa demanda encontrar um equilíbrio na comunicação. Ao mesmo tempo que é preciso ser humanizado e acolhedor, o profissional não pode deixar de transparecer seriedade e autoridade em sua área de atuação. Entenda melhor, a seguir!
Índice
Como melhorar a relação médico-paciente?
Existem algumas ações importantes para que você consiga criar ou melhorar a relação médico-paciente. Confira, a seguir, 5 dicas essenciais para isso.
Estabeleça uma conexão com o paciente
Estabelecer uma conexão com as pessoas é, possivelmente, a melhor estratégia para melhorar a relação médico-paciente. Para isso, é necessário saber escutar aquilo que o paciente tem a dizer, compreendendo o que levou aquela pessoa até sua clínica e proporcionando acolhimento a ela.
Seja empático
A empatia é fundamental para que o paciente se sinta confortável para explicar seus sintomas sem se sentir constrangido ou intimidado. Por isso, é importante que o médico saiba se colocar no lugar do paciente, entendendo seus anseios, acolhendo suas preocupações e mostrando paciência para responder dúvidas e tranquilizar o indivíduo a respeito de suas preocupações.
Invista no atendimento humanizado
A humanização do atendimento é fundamental para melhorar a relação médico-paciente, permitindo que o indivíduo se sinta acolhido e compreendido em um momento de fragilidade e insegurança. É importante lembrar que este cuidado não deve ficar restrito ao momento da consulta médica, devendo se estender para toda a experiência do paciente em sua clínica. Isso significa que a humanização deve abranger:
- Agendamento da consulta;
- Chegada do paciente à clínica;
- Atendimento inicial (caso seja realizada uma triagem prévia, por exemplo);
- Realização de exames;
- Atendimento realizado pelo médico;
- Pós-consulta.
Evite atrasos
Embora muitas pessoas compreendam que o cotidiano de um médico muitas vezes está cercado por emergências e imprevistos, o ideal é fazer o possível para minimizar essas ocorrências. A partir de planejamento e organização, é possível reduzir o tempo de espera na clínica, reduzindo o risco de atrasos e ajudando a melhorar a relação médico-paciente.
Continue em contato com o paciente após a consulta
Dar continuidade ao atendimento mesmo após a consulta evidencia o comprometimento do médico com o bem-estar e saúde de seu paciente e, como consequência, esta atenção permite melhorar a relação médico-paciente. Nesse sentido, vale a pena entrar em contato com o paciente após a consulta para saber como está o tratamento e entender o progresso de sua recuperação.
Entenda a importância de desenvolver essa relação
Melhorar a relação médico-paciente é fundamental para que o profissional de saúde consiga chegar a um diagnóstico mais preciso, identificando as necessidades de seu paciente e orientando um tratamento capaz de alcançar resultados satisfatórios.
Quando o paciente sente que sua individualidade é respeitada, ele tende a retornar à clínica e ser fiel ao profissional. Este paciente também indicará os serviços do médico a seus conhecidos e familiares. Por outro lado, quando o paciente não sente uma conexão com o profissional, ele certamente não pensará duas vezes antes de procurar outra clínica.
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