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Como os vídeos do TikTok podem engajar o público na área da saúde?

7 de setembro de 2022 |
Médico gravando vídeo com uma câmera
(Banco de imagens: Shutterstock)

Rede social com foco em vídeos curtos e rápidos pode ajudar no engajamento de pacientes.

Os vídeos do TikTok vêm se tornando um fenômeno nos últimos anos. Relativamente nova, esta rede social de compartilhamento de conteúdos audiovisuais curtos se popularizou e vem se destacando também no universo do marketing digital.

O sucesso dos vídeos do TikTok é tão latente que o Instagram disponibilizou um recurso conhecido como reels, com a mesma proposta. Vale lembrar que a função dos stories do Instagram foi esquematizada quando esta rede social começou a perder espaço para o Snapchat, alguns anos atrás.

Sabendo que o algoritmo do TikTok oferece conteúdos atrativos para seus usuários de acordo com cada perfil, vem crescendo uma dúvida entre clínicas e consultórios que investem em marketing digital: é possível utilizar este formato para engajar pacientes?

Médicos podem criar vídeos do TikTok?

Dentre as diversas normas existentes no CFM — Conselho Federal de Medicina — quanto ao uso de publicidade médica, não existe nenhuma que proíba a criação de vídeos do TikTok por profissionais da saúde.

Se o seu desejo é criar conteúdo sério e com informação relevante, não há motivos de preocupação. Contudo, as demais regras de publicidade ainda valem para esta rede social. Algumas das proibições existentes são:

  • Ausência da identificação do profissional de saúde e do seu registro de categoria;
  • Divulgação de técnicas sem a aprovação do órgão científico responsável;
  • Uso de imagens de procedimentos como “antes e depois”;
  • Quebra de sigilo de pacientes;
  • Divulgação de valores de consultas ou cirurgias;
  • Criação de conteúdo sensacionalista.

Como investir em TikTok para médicos?

Embora os vídeos do TikTok mais populares sejam as dancinhas, as dublagens e outros conteúdos com fins de entretenimento, é possível levar informação relevante e de qualidade para um público nichado.

É preciso entender que estamos falando sobre uma mídia social em ascensão. Ou seja, o que conhecemos sobre a linguagem adequada e as estratégias de conteúdo mais assertivas para o TikTok, hoje, estão em constante transformação.

Não existe, portanto, uma receita mágica para a criação de conteúdo médico no TikTok. Mas se você já trabalha com este tipo de conteúdo no reels do Instagram, talvez aqui esteja uma solução.

Quando falamos em vídeos do TikTok, estamos falando de conteúdos curtos, rápidos e de linguagem fácil e acessível. Aproveite este espaço para criar vídeos de curiosidades, como os populares “mitos x verdades”. Aborde, aqui, informações relevantes sobre a sua área de especialização.

Dicas de saúde em geral também podem ser muito bem-vindas. Um dermatologista pode criar vídeos alertando sobre cuidados com a pele no frio; já um psiquiatra pode discorrer sobre campanhas de conscientização, como o “Setembro Amarelo”.

Demonstrações práticas também podem englobar a lista de conteúdo a ser criado para o TikTok. Procedimentos simples, como a correta higienização bucal — quando se é cirurgião-dentista, por exemplo —, podem englobar este canal.

Por fim, as perguntas e respostas são um campo interessante para engajar seus seguidores no TikTok. Lembre-se de que esta rede social possui uma sessão de comentários que não deve ser ignorada. A interação é interessante para esclarecer informações equivocadas, por exemplo.

Para além dos vídeos no TikTok, existem outras mídias sociais de fundamental importância no marketing médico, como o Instagram e o Facebook. É preciso cuidá-las com cuidado e estratégia.

Para entender mais sobre o assunto, entre em contato com a WSI e agende uma conversa.