Aprenda as vantagens de utilizar tráfego pago para impulsionar seu negócio
Para se posicionar competitivamente no mercado moderno, é essencial que você tenha boa visibilidade no mundo digital. Portanto, entender as diferentes ferramentas disponíveis para trazer essa visibilidade é um benefício a qualquer clínica ou profissional da medicina.
Uma destas ferramentas com potencial é a do tráfego pago. Nos acompanhe por este artigo para entender o que é e quais os benefícios do tráfego pago para médicos.
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Índice
O que é tráfego pago?
No mundo digita, a palavra tráfego se refere ao fluxo de pessoas que acessam conteúdo, como sites, blogs, serviços, e perfis de rede social. Este conteúdo tem como objetivo atrair e fidelizar potenciais novos pacientes (no contexto dos profissionais de Medicina).
Quando estas visitas partem de anúncios que foram comprados, sejam posições privilegiadas em ferramentas de busca ou em redes sociais, isto se chama “tráfego pago”. Esse tipo de prática publicitária é comum e utilizada em larga escala, devido aos benefícios garantidos que trazem ao comprador. Por isso, o tráfego pago para médicos não pode ser ignorado como estratégia de crescimento.
Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?
Existem diferenças de custo e de funcionamento entre o tráfego orgânico e o tráfego pago para médicos. O tráfego orgânico é o que ocorre quando a pessoa interage com o conteúdo de forma natural, a partir das próprias buscas em ferramentas ou redes sociais. Nesses casos, a visibilidade depende especialmente da qualidade do conteúdo.
Tráfego pago, por sua vez, se refere ao fluxo de visitas ao seu conteúdo que provêm de material publicitário impulsionado por meio de pagamento às ferramentas com esse fim. Tanto anúncios em mídias de comunicação como colocações privilegiadas em ferramentas de busca (como o Google) podem ser compradas, impulsionando sua visibilidade por um período.
Como fazer tráfego pago para médicos?
Como o tráfego pago para médicos é uma prática que requer investimento financeiro, é importantíssimo entender as estratégias que resultam em maior ganho de clientes, para que o seu dinheiro investido não seja desperdiçado. Então, por onde começar?
Conheça seu público
Uma das vantagens do tráfego pago é que ele pode ser direcionado para um grupo demográfico específico, por meio de parâmetros como palavras-chave e localização geográfica. Ao mostrar o seu anúncio para pessoas que já estejam dispostas a se interessar pelo seu serviço, você garante um ganho de clientes maior pelo preço que pagou.
Uma boa maneira de entender qual o público-alvo que mais teria interesse no seu serviço é analisar os seus clientes atuais. Tente entender como é o perfil das pessoas que já são suas clientes, e então foque a sua publicidade em pessoas que correspondam a este perfil. Depois, é válido expandir o seu alcance para pessoas que tenham interesses relacionados aos do seu serviço.
Escolha sua plataforma
O próximo passo é considerar os detalhes técnicos de sua campanha de tráfego pago para médicos, e isso inclui a plataforma onde anunciar. Os dois maiores serviços para isso são o Google Ads e o Meta Ads.
O Google Ads é o serviço que permite comprar uma posição privilegiada nas páginas de pesquisas, fazendo com que o seu anúncio apareça no topo dos resultados da ferramenta de pesquisa mais utilizada no mundo, com cerca de 90% das buscas.
O Meta Ads é o serviço de tráfego pago da Meta Inc., anteriormente conhecida como Facebook. O Meta é um colosso no espaço digital, sendo a responsável por três das quatro maiores redes sociais da atualidade: O Facebook, o WhatsApp, e o Instagram. Só a rede social do Facebook, sozinha, conta com mais de 3 bilhões de usuários ativos.
Outro detalhe a ser decidido é a forma de pagamento pela divulgação, que costuma ser entre as opções de “custo por impressões (CPM)” e “custo por clique (CPC)”.
Basicamente, o custo por impressões significa que o anúncio é pago a cada vez que aparece para uma pessoa. Essa prática é recomendada para exibir o anúncio em grandes quantidades, aumentando sua visibilidade.
O custo por cliques, por sua vez, ocorre quando você paga apenas para cada pessoa que engaja ativamente com o seu anúncio por meio do clique. Esse método é recomendado para direcionar tráfego diretamente para as páginas do profissional, sejam sites ou perfis em redes sociais.
Acompanhe os resultados
Uma das maiores vantagens dos serviços de anúncios é que eles disponibilizam dados e informações sobre a sua campanha. Ter acesso a dados como os números de impressões e porcentagens de cliques/conversões te permitem analisar se sua estratégia está funcionando, e indica quais aspectos podem melhorar. O valor deste tipo de informação é muito maior do que o custo dos serviços.
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Por que o médico deve investir em tráfego pago?
Existem múltiplas vantagens para o profissional ou clínica que invista em tráfego pago para médicos.
- Aumento de visibilidade: Quanto mais pessoas conhecem o seu serviço, mais clientes você ganha;
- Velocidade: Os resultados na visibilidade e ganho de clientes acontece de forma quase imediata, ao contrário do tráfego orgânico que é um trabalho lento e constante;
- Informação: Os dados disponibilizados pelos serviços de anúncio permitem uma análise completa e ágil da sua campanha, te possibilitando fazer ajustes aonde necessário.
Como ter resultados excelentes com o tráfego pago?
Como podemos ver, o sucesso do tráfego pago para médicos depende de diversos fatores que vão muito além do conhecimento médico, englobando diversas estratégias que envolvem conhecimentos em marketing e mídias digitais.
Se você tem interesse em impulsionar seu negócio, e aumentar sua competitividade no cenário de publicidade médica, venha conhecer a nossa agência de marketing médico.
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