Descubra como agradar o algoritmo do YouTube para ter mais visibilidade na plataforma
O famoso YouTube foi criado em fevereiro de 2005 por Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim. A ideia da plataforma era focar no compartilhamento de vídeos; qualquer pessoa poderia tanto fazer seus próprios uploads quanto assistir aos que as outros usuários publicavam. O primeiro vídeo (“Me at the zoo”) foi postado pelo próprio Jawed Karim em abril de 2005.
A grande virada aconteceu quando o Google adquiriu o YouTube em novembro de 2006 por aproximadamente US$ 1,65 bilhão em ações. Desde então, a plataforma continuou a crescer exponencialmente, contando com uma ampla gama de conteúdos: desde vídeos amadores até produções profissionais e comerciais.
Por ter um alcance global, todas as grandes marcas têm um canal no YouTube. Essa é uma excelente oportunidade para promover produtos e serviços, além de servir como plataforma para postar conteúdo de qualidade e construir um bom branding e autoridade online.
O que é SEO para YouTube?
SEO para YouTube é o processo de otimizar alguns aspectos específicos dos vídeos publicados na plataforma. O objetivo central disso é melhorar a classificação deles nos mecanismos de busca dentro do próprio site.
Assim como no SEO para sites, você deve melhorar quesitos como título, descrição, tags e legendas, para que assim o algoritmo do YouTube entenda melhor o tema dos seus vídeos e os categorize no assunto certo. Quando isso funciona, seus vídeos são indicados e aparecem primeiro para aqueles que realmente se interessam pelo teor do seu conteúdo.
Como funciona o algoritmo do YouTube?
O algoritmo do YouTube trabalha balanceando fatores simultaneamente. Ele determina não só o ranqueamento dos vídeos, mas também para quem eles serão recomendados. Alguns desses fatores passam pelo engajamento dos usuários (curtidas, comentários, compartilhamentos e inscrições), taxa de retenção (percentual do vídeo assistido), taxa de cliques e relevância das palavras-chave no título, descrição e tags.
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Por que o SEO para YouTube é importante?
O SEO para YouTube é importante porque, como dissemos, ajuda a melhorar o posicionamento dos seus vídeos, aumentando sua relevância e alcance na plataforma. Com uma boa otimização, seus vídeos têm mais chances de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca e nas recomendações, atraindo um público maior e mais qualificado. Além disso, uma estratégia de SEO bem-feita ajuda na monetização dos vídeos e na ampliação de oportunidades de receita com anúncios, por exemplo.
O que considerar em uma boa estratégia de SEO para YouTube?
Alguns fatores não podem faltar se você deseja ter mais alcance nos seus vídeos do YouTube. Veja quais são.
Público-alvo
Fazer um bom SEO para YouTube começa em entender quem exatamente é o seu público-alvo; para criar conteúdos relevantes e direcionados. Conheça as preferências e comportamentos dos seus potenciais espectadores para criar vídeos que correspondam às suas necessidades e interesses.
Palavras-chave
Escolha boas palavras-chave para o seu conteúdo e as use nos títulos, descrições e tags. Isso aumenta as chances dos seus vídeos serem encontrados nas pesquisas dos usuários, além de terem mais probabilidade de aparecerem nos recomendados de vídeos parecidos.
Análise de concorrência
Outro ponto-chave do SEO para YouTube é o estudo. Analise os vídeos e estratégias dos seus concorrentes para saber o que funciona no seu nicho. Dê atenção para aspectos como títulos, descrições, tags e formatos de vídeo para ter uma base na hora de ajustar e melhorar suas próprias práticas de SEO.
Elementos do vídeo
Em uma boa estratégia de SEO para YouTube, seus vídeos devem conter os seguintes elementos:
- Título atraente: use a palavra-chave principal e crie um bom título que chame views;
- Descrição completa: inclua palavras-chave relevantes e um resumo detalhado do seu vídeo — inserir bons CTAs é a cereja do bolo;
- Tags estratégicas: escolha boas tags para ajudar o algoritmo a indexar e sugerir os seus vídeos nos relacionados;
- Legendas dos vídeos: adicione legendas para melhorar a acessibilidade e a compreensão do conteúdo pelo algoritmo;
- Thumbnail chamativa: crie uma thumbnail que desperte a curiosidade dos espectadores.
Listas de reprodução
Crie listas de reprodução (playlists) bem organizadas, separando seus vídeos por categorias/assuntos. Com isso, fica bem mais fácil para os seus espectadores encontrarem vídeos de assuntos que eles se interessam mais. Se você não criar essas playlists, pode ser que os usuários pesquisem na barra de busca principal e acabem assistindo vídeos da concorrência.
Comentários e interações
Outra estratégia de SEO para YouTube — muito subestimada, por sinal — é responder aos comentários dos seus vídeos, dar coraçõezinhos e ser ativo na aba de comunidade. Isso não só cria um vínculo emocional mais real com os seus inscritos, mas também agrada ao algoritmo do YouTube, que entende que o seu conteúdo gerou mais engajamento.
Estratégia multiplataforma
Por fim, nossa última estratégia de SEO para YouTube consiste em promover os seus vídeos em outras plataformas. Muitas vezes, pessoas que leem seu blog ou te acompanham em outras redes sociais nem sabem que a sua marca tem um canal no YouTube. Esse compartilhamento entre plataformas garante que todos que conhecem a sua marca assistirão aos seus vídeos e se inscreverão.
Como uma empresa de marketing e vendas pode te ajudar?
Uma empresa de marketing e vendas pode ajudar a fazer SEO para YouTube de várias maneiras, como:
- Pesquisa e seleção de palavras-chave: pesquisa e definição das melhores palavras-chave ligadas ao seu nicho e ao conteúdo dos seus vídeos;
- Criação de thumbnails atraentes: a empresa também projeta thumbnails atraentes para chamar a atenção e incentivar os usuários a clicarem nos seus vídeos, aumentando a taxa de cliques (CTR);
- Otimização de legendas e transcrições: profissionais de marketing também ajudam no SEO para YouTube adicionando legendas e transcrições nos seus vídeos, assim eles têm mais chances de serem recomendados pelo algoritmo do YouTube, que consegue ler exatamente do que o seu conteúdo se trata;
- Estratégias de promoção e distribuição: uma empresa de marketing e vendas também sabe como promover os seus vídeos em outras plataformas, como redes sociais, blogs e e-mail marketing;
- Análise de desempenho e ajustes: a empresa monitora o desempenho dos seus vídeos constantemente usando ferramentas analíticas para avaliar métricas importantes. Com base nesses dados, ela faz os ajustes de SEO necessários;
- Produção e qualidade do conteúdo: por fim, uma empresa especialista pode orientar ou até mesmo ajudar a produzir vídeos de alta qualidade — técnica e conceitualmente.
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