Saiba como colher mais feedbacks de pacientes e como utilizá-los para melhorar seus serviços.
O feedback do paciente é vital para qualquer clínica ou consultório por dois principais motivos: primeiro para identificar pontos fortes e fracos do próprio atendimento, e segundo porque potenciais pacientes atribuem muito valor às experiências de outras pessoas que já foram atendidas pelos serviços que você presta. Por isso, é importante saber não apenas como colher esses feedbacks, mas também como respondê-los e utilizá-los.
Índice
O que são feedbacks?
Feedbacks são informações, opiniões, avaliações e comentários fornecidos por clientes sobre sua experiência com um determinado serviço, produto ou situação. Eles são fundamentais para identificar pontos fortes, áreas de melhoria e oportunidades de aprimoramento em diversos contextos. Na área médica, como veremos no decorrer do texto, o feedback de pacientes é fundamental.
Qual a importância dos feedbacks dos pacientes?
Veja abaixo, de quais formas a sua clínica ou consultório pode se beneficiar com o feedback de pacientes.
Melhoria constante
O feedback de pacientes traduz a experiência deles com os serviços prestados pela sua clínica. Essas informações te ajudam a identificar áreas de melhoria, permitindo a implementação de mudanças positivas e a adaptação contínua às necessidades e expectativas dos seus pacientes.
Maior facilidade de retenção
Considerando e respondendo ao feedback do paciente, a sua clínica demonstra que valoriza as opiniões e preocupações de seus clientes. Isso fortalece o relacionamento entre ambas as partes, aumentando a confiança e a fidelidade deles com você e seus serviços.
Canais para colher feedbacks dos pacientes
Para colher o feedback do paciente, você pode utilizar diversos canais de comunicação. Os três principais estão mais detalhados abaixo.
Redes sociais
As redes sociais são um excelente canal de comunicação entre a sua clínica e os seus pacientes, sendo locais propícios para colher o feedback do paciente. Além disso, através dessas plataformas você pode interagir com seus clientes e potenciais clientes, receber comentários, mensagens privadas e até mesmo realizar pesquisas de satisfação.
Perfil da empresa no Google
Como sempre ressaltamos, ter o perfil sempre atualizado da sua clínica no Google Meu Negócio é praticamente obrigatório no marketing digital. Inclusive, a maior parte do feedback de pacientes que a sua clínica receberá será por essa plataforma. Considerando que essas avaliações são visíveis para outras pessoas que procuram informações sobre a sua clínica no Google, você deve sempre responder positivamente aos feedbacks — inclusive aos negativos.
Páginas de satisfação
A sua clínica também pode criar páginas específicas em seu site ou em outras plataformas online para conseguir o feedback do paciente. Essas páginas podem conter formulários de pesquisa de satisfação, caixas de sugestões ou até mesmo links para plataformas externas onde os pacientes possam deixar avaliações e comentários.
O que fazer no caso de feedbacks negativos?
Quando o feedback do paciente for negativo, é fundamental que a sua clínica mantenha uma abordagem proativa e construtiva ao responder. Demonstre compreensão pelas preocupações levantadas pelo seu paciente e apresente medidas que serão tomadas para corrigir o problema. Depois de implementar as melhorias, comunique ao paciente para demonstrar que a opinião dele é valorizada.
É importante também que as respostas e soluções oferecidas pela sua clínica sejam honradas. Quando o feedback do paciente é negativo, você deve considerar isso como uma chance de melhorar seu atendimento, saindo por cima e evitando problemas semelhantes no futuro.
Como a WSI pode te auxiliar a colher feedbacks dos pacientes?
A WSI pode ajudar a sua clínica a colher o feedback do paciente de muitas formas:
- Desenvolvemos pesquisas de satisfação adaptadas às necessidades específicas da sua clínica, abordando o atendimento e os serviços prestados;
- Integramos ferramentas de feedback em plataformas digitais, como o site da sua clínica, facilitando a coleta de opiniões dos seus pacientes;
- Gerenciamos as redes sociais da sua clínica, incentivando os seus pacientes a deixarem feedbacks positivos e respondendo prontamente a comentários ou críticas;
- Também somos especialistas na criação de campanhas de e-mail marketing, enviando pesquisas de satisfação e solicitando feedbacks diretamente aos seus pacientes após as consultas.
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