Conforme os pacientes se tornam mais digitais, a gestão médica também precisa se adaptar a esta demanda
Com a popularização da internet, a tendência é que todos os segmentos sejam diretamente impactados pela digitalização dos processos e agilidade na troca de informações. O setor da saúde não é diferente, sendo necessário que as clínicas passem a se adaptar para receber um paciente mais digital.
Cada vez mais, as pessoas utilizam recursos digitais para solucionar questões do cotidiano, desde procurar por algum serviço até tirar suas dúvidas ou solicitar atendimento especializado. No que diz respeito à área da saúde, este paciente mais digital prefere pesquisar sobre sua doença na internet, agendar a consulta a partir de contatos online e ser atendido por teleconsulta. Cabe ao médico saber se adaptar a esta nova realidade.
Índice
Dicas para se preparar para um paciente mais digital
A chamada Revolução Digital trouxe muitos benefícios para a sociedade, sendo que o principal deles é o dinamismo e a agilidade para troca de informações e realização de tarefas. Quando precisa de um serviço de saúde, a tendência é que esse paciente mais digital prefira por soluções rápidas e ferramentas que facilitem a comunicação.
A seguir, confira algumas dicas de como oferecer um atendimento mais personalizado e que atenda à demanda deste paciente mais digital.
Conte com uma boa agência de marketing médico
- WhatsApp;
- Instagram;
- E-mail;
- Youtube
Muitos desses canais permitem, ainda, que a presença digital da sua clínica seja fortalecida. Para garantir melhores resultados e melhorar o alcance da sua comunicação entre os pacientes mais digitais, é recomendado procurar os serviços de uma empresa especializada em marketing digital médico.
Conheça quem são os pacientes digitais
Para oferecer um atendimento mais atencioso e personalizado, é fundamental saber com quem você está conversando. Por isso, converse com seus pacientes e estabeleça um canal de troca de informações com seus seguidores, de modo a entender seus principais anseios e oferecer soluções para seus principais problemas e pretensões.
Sempre que possível, faça pesquisas de satisfação e abra caixas de perguntas nas redes sociais, de modo a descobrir como os pacientes se sentem em relação à sua clínica e identificar mudanças necessárias para melhor atender os pacientes digitais.
Humanize o atendimento
Por mais que seu atendimento esteja cada vez mais voltado para o universo online, o contato com o paciente jamais deve ser frio ou distante. Muito pelo contrário: os pacientes digitais anseiam principalmente por empatia, atenção e humanização. Todos esses cuidados devem transparecer na sua comunicação online, e sua clínica deve mostrar disposição para solucionar problemas e oferecer um atendimento de qualidade, mesmo nos meios digitais.
Atenda via teleconsulta
A teleconsulta é uma prática de atendimento que se tornou bastante comum durante a pandemia de Covid-19, sendo oficialmente permitida pelo Conselho Federal de Medicina. Se ajustar a este modelo, em que o paciente é atendido por videochamada ou videoconferência, é essencial para se adaptar ao paciente mais digital. Para isso, pode ser necessário investir em softwares de agendamento e de atendimento online.
A vantagem é que este método de atendimento pode agilizar muitos processos em sua clínica, contribuindo para a acessibilidade, segurança e redução de custos operacionais.
Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.