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E-mail marketing médico: como fidelizar pacientes?

10 de agosto de 2023 |
Computador sendo usado para envio de e-mails
(Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda como o canal on-line pode ser importante para manter o contato com os pacientes

Presente desde os primórdios da internet, o e-mail marketing é uma ferramenta com alto poder de impacto. No caso do e-mail marketing médico, ele tem a função de fortalecer o relacionamento entre o médico e o paciente mesmo fora dos consultórios.

Essa eficiente estratégia de marketing digital permite a comunicação com o paciente em momentos específicos para uma aproximação estratégica, estreitando as relações e fidelizando o paciente. Conheça mais sobre essa possibilidade de marketing médico.

Entre em contato para saber mais sobre e-mail marketing para médicos!

O que é e-mail marketing para médicos?

O e-mail marketing médico é uma ferramenta para que médicos possam se comunicar de forma direta com seus pacientes. A lista de e-mails pode ser conquistada no consultório, com o cadastro no software médico, ou através de um botão no site que autorize o envio de e-mails para o paciente que aceitar recebê-los. Desse modo, é possível enviar comunicados específicos para cada momento da jornada do paciente.

Conteúdos educativos, datas comemorativas, lembrete de consultas e pesquisas de satisfação são alguns dos conteúdos que podem fazer parte da estratégia de e-mail marketing médico.

Quais as vantagens do e-mail marketing médico?

O e-mail marketing médico é uma forma de diferenciar seu serviço dos concorrentes e causar uma boa impressão ao paciente. Outras vantagens são:

Maior alcance dos potenciais pacientes

Os conteúdos podem ser personalizados de acordo com o perfil dos pacientes. Com os e-mails já pré-determinados, fica mais fácil alcançar pacientes específicos para ampliar o alcance das mensagens.

Personalização das mensagens

É possível adicionar automaticamente o nome do paciente ao e-mail marketing médico, assim como enviar felicitações de aniversário na data exata de seu aniversário. São maneiras do médico se manter presente na vida do paciente mesmo fora do consultório.

Aumento do engajamento e fidelização dos pacientes

O paciente pode se sentir mais cuidado e acolhido quando, ao sair do consultório, receber um e-mail solicitando a sua opinião sobre a consulta. Isso aproxima a relação médico e paciente e o e-mail marketing médico reforça a fidelização.

Acompanhamento e lembrete de consultas

Com o e-mail marketing médico, alguns processos importantes do consultório podem ser enviados de forma automatizada, como:

  • Lembrete de consultas;
  • Agendamento de retorno;
  • Confirmação de consulta;
  • Orientações médicas;
  • Feedback da consulta.

Forte presença no ambiente digital

Quem não está na internet não existe, e o e-mail marketing médico atua para que a presença do profissional de saúde esteja mais fortalecida no ambiente digital.

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Como fazer e-mail marketing na área médica?

Confira algumas dicas para fazer uma boa campanha de e-mail marketing na área médica.

Ter uma lista de e-mails qualificada

Para que o e-mail marketing médico funcione, a lista de e-mails precisa ser construída, não pode ser comprada em hipótese nenhuma. Para isso, é importante contar com toda uma estratégia digital, que indicará os melhores caminhos para adquirir a lista.

Criar conteúdo relevante e informativo

O conteúdo é tão importante quanto a presença do médico na internet. Assuntos relevantes, informações atualizadas e interações conseguem chamar a atenção do paciente para fortalecer o relacionamento.

Design atrativo e responsivo

Na internet, tudo precisa chamar a atenção. Por isso vale a pena investir em um conteúdo bem diagramado para passar uma boa impressão ao paciente. Além disso, ele precisa se adaptar a diferentes dispositivos para proporcionar uma experiência do usuário excelente.

Utilizar CTAs

Do inglês, Call to Action, todo e-mail marketing médico precisa ter uma chamada para ação. Essa etapa é importante para persuadir o paciente a tomar alguma atitude específica.

Utilizar ferramentas de e-mail marketing

Os e-mails precisam ser automatizados para que os resultados possam ser mensurados e, assim, ser possível traçar a melhor estratégia de comunicação.

Testar e otimizar as campanhas de e-mail marketing

Você pode enviar duas versões diferentes de e-mail marketing médico para descobrir qual delas é mais eficiente dentro da estratégia de marketing digital. O chamado teste A/B permite enviar dois e-mails com diferentes frequências, conteúdos e formatos, por exemplo.

Assim, é possível saber qual campanha obtém os melhores resultados. A própria ferramenta de automação faz isso de forma automática e, após analisar os resultados do teste A/B, dispara a versão com melhor desempenho.

A WSI é uma agência de marketing digital especializada em e-mail marketing médico e outras estratégias de marketing digital para profissionais da saúde.

Agende uma conversa com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar nessa questão.!