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A importância da experiência do paciente em uma clínica

5 de fevereiro de 2025 |
Imagem ilustrativa
(Banco de imagens: Shutterstock)
4 min. de leitura

Além da experiência e capacidade da equipe médica, a experiência do paciente é um fator-chave para a fidelização

Mesmo que um médico tenha uma formação impecável e seja excelente no que faz, os pacientes valorizam, cada vez mais, serviços que vão além da competência técnica: eles buscam atendimentos humanizados voltados para trazer bem-estar total em todas as etapas da sua jornada de atendimento.

Com o avanço da internet, é muito fácil para um paciente insatisfeito trocar de profissional num piscar de olhos, fazendo com que clínicas ou consultórios que não priorizam a experiência do paciente percam clientes.

Neste artigo, descubra como oferecer a experiência perfeita para os seus pacientes, aumentando bastante as chances de fidelização. Confira exemplos práticos e os benefícios de investir na experiência do paciente, além de uma dica de ouro para acelerar esse processo. Continue a leitura!

O que é experiência do paciente?

A experiência do paciente é o nome dado ao conjunto de interações que acontecem entre ele e a instituição de saúde. Isso ocorre desde o primeiro contato até o pós-atendimento e abrange pontos como a qualidade do atendimento, a empatia, a compreensão de cada histórico clínico individualmente, a comunicação eficiente e o acompanhamento durante todas as etapas do tratamento.

A experiência do paciente é, de forma geral, a percepção individual dele sobre os serviços recebidos e a maneira como se sentiu acolhido e respeitado durante toda a jornada de cuidado. Essas iniciativas, por sua vez, têm impacto direto na confiança e na satisfação com a experiência no geral.

Por que a experiência do paciente é importante?

A experiência do paciente é essencial porque influencia a confiança, a adesão ao tratamento e a fidelização da pessoa aos serviços que você presta. Um atendimento humanizado e eficiente tem bem mais chances de resultar em satisfação, além de até melhorar os resultados clínicos e criar uma boa reputação para a sua instituição.

Quando estruturada do jeito certo, essa abordagem, por conta da alta taxa de fidelização, influencia diretamente a rentabilidade do negócio, facilitando o uso de recursos e planejamentos financeiros. É basicamente um ciclo sustentável de melhorias e credibilidade médica.

Quais são os pilares da experiência do paciente?

Adicionalmente, alguns pilares que definem esse conceito e sua importância são:

  • Pessoas: foco no treinamento e na humanização da equipe para garantir um atendimento empático, respeitoso e de confiança.
  • Processos: estruturar fluxos internos que facilitem a jornada do paciente, desde o agendamento até o pós-consulta.
  • Ambiente: proporcionar um local confortável, limpo e acolhedor para o bem-estar dos pacientes.
  • Expectativas: compreender e atender às necessidades e às preocupações dos pacientes de forma individualizada.
  • Tecnologia: incorporar soluções digitais, mas sem perder a personalização.

Como melhorar a experiência do paciente?

Separamos 4 dicas para facilitar a sua missão de criar uma experiência memorável para os seus pacientes. Confira!

Atendimento humanizado

Investir em empatia e respeito no atendimento é parte fundamental da estratégia como um todo. Ouça ativamente, demonstre preocupação genuína e trate o paciente como indivíduo. Tudo isso aumenta a confiança e cria uma experiência que acolhe por completo.

Redução no tempo de espera

Ninguém gosta de esperar. Tente diminuir o tempo de espera, organizando as suas agendas de forma eficiente. Isso demonstra respeito ao paciente. Além disso, consultas pontuais e processos bem organizados transmitem profissionalismo.

Uso de linguagem simples e acessível

Adote sempre uma comunicação clara e compreensível para evitar mal-entendidos. Explicar diagnósticos, procedimentos e tratamentos dessa forma passa segurança e confiança, além de aumentar o engajamento do paciente.

Uso de CRMs médicos

Sistemas de gestão personalizados para clínicas otimizam fluxos, centralizam informações e facilitam as interações com pacientes. Eles ajudam a antecipar necessidades, enviar lembretes e proporcionar um atendimento mais organizado.

Quais os benefícios em investir na experiência do paciente?

As maiores vantagens de investir nessa prática são:

  • Aumento da satisfação e da fidelização dos pacientes;
  • Melhora nos resultados clínicos, por aumentar adesão e melhorar a comunicação durante tratamento;
  • Diferenciação da concorrência em um mercado altamente competitivo;
  • Fortalecimento da reputação da clínica ou do consultório;
  • Otimização de recursos, esforços e investimentos financeiros.

Como investir na experiência do paciente de forma estratégica e bem estruturada?

Para isso, deve ser usada uma soma de tecnologia, humanização e comunicação digital eficiente. Um excelente atalho é contratar uma agência de marketing e vendas especializada no ramo médico, como nós da WSI.

Podemos te ajudar a desenvolver estratégias personalizadas para melhorar o seu atendimento, otimizando processos digitais, como agendamento on-line e envio de lembretes, além de criar campanhas de comunicação direcionadas e segmentadas. Também monitoramos continuamente os feedbacks de pacientes e a evolução da sua presença digital, aumentando a fidelização e a reputação da sua instituição de saúde.

Agora que você entendeu como podemos ajudar a sua clínica ou o seu consultório, não perca mais tempo e entre em contato para marcar sua primeira reunião conosco!

Agende agora mesmo sua conversa com o nosso time de especialistas.