Muito além de dancinhas, o Reels é um excelente aliado dos profissionais de saúde que desejam se destacar no Instagram
Desde sua criação, em 2010, o Instagram tem apresentado mudanças e aprimoramentos constantes. Ao longo dos anos, a ferramenta deixou de ser uma mídia social de compartilhamento de fotos e se tornou uma plataforma completa de conteúdo visual, passando a aceitar diferentes formatos de vídeo e métodos de interação.
Lançado oficialmente em 2020, o Reels permite o compartilhamento de vídeos curtos. Ele se diferencia dos Stories principalmente pelo conteúdo não desaparecer após 24 horas, além de poder ser compartilhado no Feed e na aba “Explorar” do aplicativo. Essas características fazem com que esta ferramenta seja uma importante aliada do marketing digital, inclusive para os profissionais de saúde que desejam reforçar sua marca.
Índice
Como funciona o Reels?
A princípio, o Reels foi criado para competir com o TikTok (um aplicativo de vídeos que cresceu bastante e ganhou destaque nos últimos meses) e, justamente por haver um grande interesse do Instagram em divulgar esta ferramenta, a tendência é que a rede social entregue os vídeos para um público maior. Isso significa que a utilização de Reels para profissionais de saúde pode ser muito eficiente dentro de uma estratégia de marketing médico.
Uma das principais vantagens do Reels para profissionais de saúde é que o conteúdo tem grande potencial de ser exibido para pessoas que ainda não seguem o perfil do médico ou da clínica. Dessa forma, investir neste tipo de formato é uma excelente maneira de crescer e se destacar nas mídias sociais.
5 Ideias de Reels para médicos
Confira, a seguir, algumas ideias fáceis e dicas essenciais de Reels para médicos.
Crie conteúdos relevantes com suas ideias de Reels
Esqueça o conceito de que Reels para profissionais de saúde têm que trazer apenas dancinhas e outros memes que estão em alta no Instagram. A melhor forma de gerar engajamento é a partir de conteúdo que seja realmente relevante e útil para o usuário. Você pode, por exemplo, dar dicas de saúde, destacar a importância do especialista e até mesmo falar sobre prevenção de doenças.
Crie Reels com as perguntas que recebe dos seus seguidores
Perfis de médicos e clínicas geralmente recebem muitas perguntas e dúvidas, seja por meio de mensagens diretas, comentários ou caixa de perguntas. Uma maneira bastante simples de se criar Reels para profissionais de saúde é utilizar a ferramenta para responder a esses questionamentos.
Mostre os bastidores da sua clínica
Mostrar o dia a dia da clínica é uma maneira bastante simples de humanizar a rotina médica e fazer com que o público se identifique com o trabalho que está sendo realizado. Algumas ideias de Reels para profissionais de saúde, que trazem os bastidores da clínica, são:
- Treinamento dos funcionários;
- Trabalho da recepção;
- Preparo dos instrumentos e das salas de atendimento;
- Acolhimento dos pacientes na recepção;
- Detalhes físicos da clínica, como sala de espera ou outras áreas de conforto ao paciente.
Cuidado com as exigências éticas
Por se tratar de uma área de atuação bastante sensível e séria, os Reels para profissionais de saúde precisam sempre seguir as regras do Conselho Federal de Medicina quanto ao marketing médico. Sempre siga as diretrizes do Manual de Publicidade Médica, evitando ser punido por suas postagens no Instagram.
Acompanhe as tendências do seu público
Outra dica fundamental na hora de fazer Reels para profissionais de saúde consiste em entender o público e o que eles consomem nas redes sociais. Acompanhe sempre as tendências das mídias, os desafios que estão na moda e o que seus principais concorrentes estão fazendo. Dessa forma, você terá ideias cada vez melhores para seus vídeos.
Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.