O marketing digital para consultórios é cada vez mais utilizado pelos médicos que enxergam na internet uma forma de fazer sua imagem se consolidar entre seu público-alvo, aumentando significativamente o número de pessoas atendidas na clínica. Para que isso aconteça, é fundamental saber como colocar a teoria na prática.
Alguns profissionais da saúde acreditam que a aplicação do marketing digital para consultórios é algo que pode ser feito com facilidade e agilidade. No entanto, a adoção de estratégias para o marketing online requer cuidado e um profundo conhecimento do ambiente digital e das particularidades da área médica. Pensando nisso, a equipe de especialistas da WSI — agência de marketing digital com vasta experiência no setor médico — compartilha a seguir as principais dicas para fazer do marketing digital para clínicas uma realidade.
Índice
Como adotar o marketing digital para consultórios na prática?
O marketing digital para consultórios pode ser adotado por meio das seguintes dicas:
Conhecer as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM)
Antes de produzir qualquer material publicitário é essencial que o médico saiba quais são as limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Dessa forma, é possível aproveitar as oportunidades do marketing digital dentro de um código de ética que preserva o paciente, garantindo um atendimento com seriedade e qualidade. Alguns dos pontos abordados pela Resolução nº 1974/11 do CFM são:
- Compartilhar preços dos procedimentos e formas de pagamento;
- Sugerir tratamentos ou diagnósticos sem realizar uma consulta presencial;
- Não utilizar os termos “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “o melhor”, “resultado garantido”, entre outras frases com o mesmo teor;
- Não relacionar a realização de consulta ou de tratamento à melhora do desempenho intelectual, emocional, físico, sexual ou à beleza de uma pessoa.
Definir o público-alvo e metas pretendidas
As estratégias do marketing digital para clínicas são baseadas em estudos, o que potencializa as chances de sucesso. Por isso, para dar início ao marketing digital para médicos é necessário saber exatamente qual é o perfil de público desejado (idade, gênero, localização, entre outros dados) e o que se pretende atingir com as campanhas publicitárias online.
Essa informação ajudará a definir quais termos são mais procurados pelo público-alvo, deixando as ações mais direcionadas e personalizadas.
Estabelecer ações para os principais canais de comunicação
As estratégias de marketing digital para consultórios devem estar em sintonia quanto à missão, valores e linguagem adotada — além de estar em concordância com a resolução do CFM citada anteriormente. Logo, o profissional da saúde deve estabelecer ações específicas para cada canal de comunicação do consultório para marcar presença na internet e construir uma base de pacientes fidelizada.
No site, a principal dica é fazer as otimizações On-Page e manter a página com navegabilidade para os mais diferentes dispositivos. Também vale a pena criar uma seção para abordar assuntos ligados à área de atuação com base nos termos mais pesquisados na internet.
Nas redes sociais, uma boa ideia é criar postagens sobre a área de atuação da clínica, com informações diretas e uma linguagem que seja de fácil compreensão. É importante não colocar imagens de pacientes, pois essa prática não é permitida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Contar com o suporte de uma agência especializada
Os profissionais que iniciam na área de marketing digital podem ter dificuldade para compreender como o ambiente online funciona, levando mais tempo para alcançar resultados satisfatórios. Por esse motivo, a contratação de uma agência especializada pode ser uma maneira mais assertiva de investir no marketing online.
Com uma agência de marketing digital focada na área da saúde o médico terá à sua disposição uma equipe que conhece as particularidades do ambiente digital e que sabe como explorá-las dentro do que é permitido pelo CFM.
O marketing digital para consultórios gera visibilidade para as clínicas e atrai o perfil de público que tem mais chance de marcar uma consulta no presente ou no futuro. Caso queira contar com o suporte de uma agência de marketing médico, entre em contato e converse com um dos consultores da WSI.