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Como fazer marketing para pequenas clínicas e consultórios?

12 de outubro de 2021 |
Icones mostrando alguns pilares em em plano de marketing
(Banco de imagens: Shutterstock)
3 min. de leitura

Uso das redes sociais e de softwares de gestão específicos para o setor podem alavancar seu empreendimento

O marketing para pequenas clínicas e consultórios não é um luxo que estas empresas se dão; é uma necessidade.

Se seu empreendimento na área de saúde ainda é de porte reduzido, isto não é um motivo para investir menos em marketing, e sim, em termos proporcionais, um motivo para que você invista mais na área.

Grandes estabelecimentos reservam boa parte de seus recursos para publicidade e propaganda, mesmo já sendo conhecidos; logicamente, o marketing para pequenas clínicas e consultórios deve ser objeto de ainda mais aportes — sempre, é claro, na proporção do seu negócio.

Porém, como exatamente é feito o marketing para pequenas clínicas e consultórios?

Conheça, a seguir, alguns ensinamentos, ideias e dicas a respeito.

As 8 lições de marketing para pequenas clínicas e consultórios

Ninguém saberá da excelência dos serviços médicos que sua empresa presta se ela:

  1. A) Acaba de ser inaugurada;
  2. B) Não faz parte de alguma grande rede de saúde que já tenha sua marca estabelecida;
  3. C) Não investir em marketing para pequenas clínicas e consultórios.

Bem, se você está convencido a colocar o item C em prática, parabéns – você está consciente da importância da divulgação de informações também em sua área de atuação. Agora, mãos à obra!

Como levar esta iniciativa adiante?

Siga os passos abaixo:

  • Cadastre-se no Google Meu Negócio – O Google Meu Negócio é um instrumento digital o qual auxilia a conectar seu consultório com potenciais clientes. Qualquer pessoa poderá encontrar o endereço do seu estabelecimento através do mais conhecido motor de buscas na internet. O Google Meu Negócio torna viável o registro de muitas informações, tais como o endereço do local, fotos, horário de funcionamento etc.;
  • Aposte nas redes sociais – Hoje é bastante comum que médicos estejam presentes, enquanto profissionais, em mídias sociais tais como o Facebook, o Instagram, o LinkedIn Mas é importante ter um conteúdo customizado para cada uma dessas redes;
  • Faça um plano de marketing – Quando o budget (verba) para propaganda é escasso, aí sim é que o planejamento precisa ser excelente. Use com sabedoria o dinheiro que separar para investir em marketing, fazendo-o valer a pena;
  • Capriche no atendimento ao paciente – Lembre-se que um cliente bem atendido irá elogiar sua clínica ou consultório para 2 ou 3 pessoas, porém um cliente mal atendido irá criticar sua clínica ou consultório para o dobro de indivíduos. Uma equipe bem treinada e alinhada com os propósitos do estabelecimento é vital para um bom atendimento aos pacientes;
  • Faça com que sua clínica ou consultório tenha uma identidade visual própria – Tanto os canais digitais do seu estabelecimento quanto as instalações físicas do mesmo precisam ter algo que os ressalte perante a concorrência. No começo, isto pode ser um desafio, mas com o passar do tempo você saberá dotar o empreendimento de características que serão apenas dele, e de mais nenhum outro local;
  • Invista em softwares de gestão – Já há muito tempo existem softwares desenhados especificamente para a administração de negócios voltados à saúde. Acredite, eles são uma ótima alternativa. Otimizam o trabalho feito e poupam a empresa de contratar mão-de-obra excessiva;
  • Crie um site para seu negócio – Hoje tornou-se estranho, para não dizer inconcebível, que um consultório ou clínica não tenha seu próprio website. É através da internet que a maioria de seus pacientes o encontrará. Portanto, você tem que estar nela;
  • Coloque um blog em seu site – Uma maneira de demonstrar seus conhecimentos e sua experiência na medicina é tendo, em seu site, um blog. Você deve, periodicamente, abastecê-lo com conteúdo novo acerca de sua área de atuação. Isto fará com que cresçam as visitas – e, por consequência, as conversões – ao seu site e ao seu estabelecimento.

Conclusão

O marketing para pequenas clínicas e consultórios, quando bem executado, pode render fortes resultados. Saiba: existem empresas voltadas especificamente a este segmento.

Elas poderão multiplicar os bons resultados de seu negócio, divulgando-o via meios digitais. Recorra a elas, e veja sua clínica ou consultório deixar de ser pequeno, com o passar do tempo, e converter-se em uma grande iniciativa!