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Saiba como melhorar a produtividade na sua clínica!

20 de dezembro de 2022 |
Médicos conversando em frente ao computador.
(Banco de imagens: Shutterstock)
3 min. de leitura

Investir em estratégias que melhorem a produtividade da sua clínica é essencial para a satisfação dos clientes e dos colaboradores

Melhorar a produtividade na sua clínica é, provavelmente, um dos maiores desafios de qualquer gestor em saúde. Otimizar o tempo das consultas, fazer agendamentos eficientes e comunicar-se adequadamente com o público estão entre os itens essenciais para fazer com que o trabalho seja mais eficiente.

Ao melhorar a produtividade na sua clínica, é possível não apenas economizar tempo e dinheiro, mas oferecer uma melhor experiência aos pacientes e até mesmo aos colaboradores. Com uma rotina mais organizada e eficiente, todos os envolvidos no funcionamento da clínica podem observar diversos benefícios. Entenda melhor a seguir!

Por que é importante manter a produtividade das equipes?

A produtividade das equipes de trabalho tem relação direta com sua motivação e engajamento, refletindo diretamente no atendimento oferecido aos clientes. Investir em ações que permitam melhorar a produtividade na sua clínica, portanto, traz benefícios tanto internos como externos à organização.

Entre os principais benefícios que podem ser percebidos quando a produtividade melhora, estão:

  • Maior confiabilidade nos processos de trabalho;
  • Redução dos custos;
  • Maior controle sobre as informações e processos;
  • Mais envolvimento das equipes de trabalho;
  • Entrega de melhores resultados, refletindo diretamente na satisfação do cliente;
  • Redução da concorrência;
  • Redução dos atrasos nos processos e de faltas (tanto de funcionários como de pacientes);
  • Melhoria da satisfação e da qualidade de vida dos colaboradores.

Aprenda a melhorar a produtividade na sua clínica

Confira, a seguir, algumas dicas essenciais para melhorar a produtividade na sua clínica.

Capacite sua equipe

A qualificação da sua equipe é fundamental para que todos os envolvidos na atuação da sua clínica dominem os seus processos e as tecnologias usadas, garantindo maior aplicabilidade no cotidiano. Os colaboradores devem ser capacitados em todas as tarefas e etapas rotineiras, aprendendo também a lidar com situações inesperadas.

Invista em inovação

Investir em tecnologias que permitam a automação de processos é essencial para melhorar a produtividade na sua clínica, facilitando etapas e economizando tempo dos colaboradores. Como consequência, é possível investir mais tempo no atendimento humanizado e em outras etapas que não podem ser executadas pela tecnologia.

Entenda as necessidades dos pacientes

A forma de atendimento da sua clínica deve estar sempre adaptada às necessidades e características do seu público, de modo a entregar exatamente aquilo que eles esperam e precisam. Para que isso seja possível, é necessário entender as demandas dos pacientes e se adequar a elas.

Adote um sistema de gestão

Métodos manuais de gestão estão mais sujeitos a falhas que podem comprometer a produtividade da equipe e satisfação do público. Por isso, uma dica essencial para quem deseja melhorar a produtividade na sua clínica é adotar um método de gestão que permita controlar a agenda de consultas e os prontuários clínicos, facilitando assim o dia a dia de todos os envolvidos no atendimento.

Melhore a tomada de decisões

Tomar decisões com base em dados concretos é mais uma maneira de melhorar a produtividade na sua clínica. Por isso, é importante que o gestor do consultório tenha ferramentas capazes de mensurar a produtividade dos colaboradores e os fatores que a influenciam.

Utilize ferramentas para gerenciamento de leads

Para quem investe em marketing digital, o gerenciamento de leads é essencial para não perder potenciais pacientes. Para isso, é necessário entender o seu público e estabelecer interações e uma comunicação efetiva com ele. O ideal é que isso seja feito com o auxílio de uma agência especializada em marketing médico, como a WSI.

Utilize o CRM

Sigla para “customer relationship management” (gestão de relacionamento com o cliente), o CRM é uma abordagem que ajuda empresas a melhorarem o relacionamento com os clientes atuais e a conquistarem novos clientes. Isto normalmente é feito com o auxílio de um software de gestão.

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.