Apresentação completa e todos os meios de contato do profissional são alguns pré-requisitos
O site da sua clínica ou consultório médico é, nos dias que correm e cada vez mais, quase tão importante quanto as instalações físicas do local.
Alguns diriam que é, na verdade, ainda mais importante do que elas – afinal, hoje há como atender até sem possuir um consultório ou clínica próprios, usando-se um coworking médico.
Pode-se dizer, com razoável dose de certeza, que daqui para a frente a cada médico terá de corresponder a existência na internet de um site. Sem estar presente na web, por melhor que o profissional seja, ele desaparece para os pacientes.
A prioridade de um médico sempre será a excelência no que faz – isto jamais mudará. Mas ele, ou alguma agência de marketing digital por ele contratada, terá de divulgar a própria existência para o mercado.
Este serviço é tão necessário que há até mesmo agências do tipo especializadas em promover a imagem de profissionais e/ou empresas de medicina.
Então, que tal agora conhecer 8 caminhos a serem percorridos para que o site da sua clínica ou consultório médico não só seja de ótima qualidade, mas também apareça no topo das pesquisas dos buscadores da web (do Google, em particular)?
Vamos lá!
As 8 dicas que vão impulsionar o site da sua clínica ou consultório médico
- Imprescindíveis. Os contatos precisam estar visíveis diretamente na home page do site, e não através de algum botão a ser clicado. Estamos falando aqui em números de telefone (fixo e celular), e-mail, e também um número exclusivo para WhatsApp;
- Localização. Também imprescindível. O endereço deve estar, da mesma forma, na primeira página do site. É necessário que a localização encontre-se também disponível via Google Maps. É aconselhável descrever os pontos de referência próximos ao local;
- Formulário de contato. Você terá mais chances de tornar seu visitante um cliente se tiver os dados dele. Portanto, espaço nobre no site para o formulário de contato a ser preenchido pelo visitante. É importante que ele deixe telefone e e-mail para futuras abordagens;
- No site da sua clínica ou consultório médico, deve haver uma descrição razoavelmente detalhada dos serviços de saúde que o local fornece, bem como pequenas biografias (conhecidas como bios) de cada um dos profissionais que ali trabalha;
- Horários de funcionamento têm de estar também expostos na primeira página do site. É preciso deixar claro se o estabelecimento funciona aos sábados, domingos e feriados e, caso positivo, quais são os horários diferenciados nos quais opera em tais ocasiões;
- Um blog é sempre bem-vindo no site da sua clínica ou consultório médico. Ele tende a atrair mais visitantes ao site, atrás de informações sobre saúde. Para tanto, porém, tem de ser atualizado com novos posts constantemente;
- E por falar em atrair visitantes ao site da sua clínica ou consultório médico, é recomendável que tal site seja feito e mantido por pessoas com conhecimentos de SEO. Trata-se de um conjunto de técnicas de escrita que levam seu site ao topo da página de buscas do Google;
- Respeito às regras do CFM (Conselho Federal de Medicina). A prática da medicina é controlada no Brasil por órgãos públicos e entidades de classe. Conheça as regras relativas à comunicação na área médica e as implemente em seu site de forma rigorosa;
Ao observar essas 8 dicas, você já terá um mapa muito bom para a construção do site da sua clínica ou consultório médico. Ainda haverá bastante a ser feito, mas o essencial são as diretrizes expostas acima.
Ao divulgar em meios digitais seu trabalho o médico presta um serviço para si mesmo e para toda a sociedade. A disseminação de informação de boa qualidade acerca da medicina é uma necessidade de nossos tempos — inclusive para que a informação de má qualidade seja anulada.
Aliás, vamos terminar com um 9º e último conselho: contrate uma agência de marketing digital especializada em medicina para a construção e manutenção do site da sua clínica ou consultório médico. Ela dará a seu local de trabalho o destaque que ele merece, e do jeito certo.