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Como evitar que pacientes faltem às consultas médicas

2 de julho de 2024 |
Médica interagindo com um paciente idoso
(Banco de imagens: Shutterstock)
3 min. de leitura

Faltas em consultas médicas são relativamente comuns; entenda os motivos e saiba como minimizar as chances dos seus pacientes não comparecerem

O não comparecimento dos pacientes às consultas acarreta vários problemas para clínicas e consultórios, como perda de receita, desorganização de agenda e desperdício de recursos. Por isso, é essencial que esses profissionais de saúde saibam os motivos que levam a essas desistências e saibam quais estratégias aplicar para diminuir a frequência com que elas acontecem.

Principais motivos para que os pacientes faltem às consultas médicas

Vários motivos podem fazer com que os pacientes faltem às consultas médicas, mas existem algumas razões mais recorrentes.

Esquecimento

O esquecimento é um dos principais motivos para que os pacientes faltem às consultas médicas. A falta de contato da sua clínica alguns dias antes da consulta pode ser um dos motivos.

Imprevistos

Emergências de saúde, acidentes ou questões familiares também podem fazer com que os pacientes faltem às consultas médicas. Esses imprevistos muitas vezes são inevitáveis e exigem compreensão por parte da sua clínica, que deve permitir o reagendamento sem penalidades.

Longa espera para atendimento

Quando os pacientes percebem que as consultas sempre atrasam ou que o tempo de espera na recepção é muito longo, eles ficam frustrados e acabam faltando às próximas consultas até mudarem de médico.

Falhas de comunicação

Confusões ou falta de clareza nas informações fornecidas desmotivam e até mesmo levam os pacientes a não compreenderem a importância do compromisso agendado, resultando em faltas nas consultas médicas.

Agendamento para datas muito distantes

Por fim, o quinto motivo mais comum que faz com que os pacientes faltem às consultas médicas é o agendamento de consultas para datas muito distantes. Isso porque, durante um longo período de espera, os pacientes podem perder o interesse ou não dar mais a mesma importância para o compromisso agendado.

Como evitar que pacientes faltem às consultas médicas

Para evitar que os seus pacientes faltem às consultas médicas existem cinco passos comuns que podem ser seguidos.

Posso cobrar uma porcentagem no agendamento?

Cobrar uma pequena taxa no momento do agendamento é uma excelente estratégia para evitar faltas, já que gera um compromisso financeiro que incentiva os pacientes a comparecerem à consulta.

Importância de ter uma política de cancelamento e não comparecimento

Estabelecer uma política clara sobre cancelamentos e não comparecimentos é fundamental para proteger a agenda e garantir que os pacientes valorizem o tempo reservado, minimizando as faltas.

Utilizar meios de comunicação eficazes

Uma boa comunicação, através de lembretes personalizados por SMS, e-mail ou telefone também reduz bastante as faltas. Manter os seus pacientes constantemente informados impede que eles esqueçam o agendamento.

Lembrar o paciente do compromisso agendado com antecedência

Enviar lembretes automáticos alguns dias antes da consulta ajuda a manter o compromisso na mente dos pacientes, aumentando a probabilidade de comparecimento.

Oferecer diferentes opções de pagamento

Disponibilizar opções de pagamento flexíveis, como cartão de crédito, débito, transferência bancária ou parcelamento, ajuda os seus pacientes financeiramente, o que também é essencial para reduzir as faltas.

Como a WSI te ajuda a evitar que pacientes faltem às consultas médicas?

Com as estratégias personalizadas da nossa equipe de especialistas, as chances dos seus pacientes faltarem caem muito, porque:

  • Desenvolvemos campanhas de comunicação para educar os pacientes sobre a importância de comparecer às consultas médicas agendadas e os impactos negativos das faltas;
  • Implementamos sistemas de lembretes automatizados que enviam mensagens personalizadas para os seus pacientes, lembrando-os de suas consultas com antecedência;
  • Criamos estratégias para manter os seus pacientes motivados a comparecerem às consultas, destacando os benefícios do acompanhamento médico regular para a saúde;
  • Realizamos análises detalhadas dos dados de agendamento e faltas para identificar padrões e tendências, permitindo ajustes na estratégia de marcação de consultas e comunicação com os pacientes;
  • Coletamos feedback dos seus pacientes sobre a experiência que tiveram no agendamento e na consulta, identificando áreas de melhoria e implementando mudanças para aumentar a taxa de comparecimento.

Contate o nosso time de especialistas agora mesmo e saiba como aumentar seu número de consultas exponencialmente!