O site e as redes sociais de seu estabelecimento médico devem ser atraentes e estarem bem-organizados, sempre
Transformar visitantes em pacientes é um dos focos do marketing voltado à medicina. No caso, estamos falando sobre atrair pacientes que buscam por um consultório ou clínica médica em mídias sociais, em sites e até por indicação de terceiros (por exemplo, em grupos de WhatsApp).
O objetivo aqui é traduzir tal busca em um agendamento de consulta, e a partir daí fidelizar o cliente, tornando-o, efetivamente, um paciente de seu empreendimento na área de medicina, e isto não só no curto, mas também no médio e longo prazo.
Transformar visitantes em pacientes é uma tarefa que, para ser bem executada e obter êxito, depende da aplicação de uma metodologia de conquista e encantamento do cliente, a qual tem por alvo tornar cada pessoa que visita seus endereços nos diversos nichos da internet um usuário dos serviços de seu consultório, ambulatório, clínica, hospital etc.
Qual o caminho para tanto?
Siga as recomendações abaixo e certamente você obterá o retorno almejado.
7 dicas para transformar visitantes em pacientes
Um indivíduo que procura por atendimento médico na web, ou que recorre a grupos em comunicadores instantâneos (o já citado WhatsApp ou o Telegram, por exemplo), já se encontra no caminho de tornar-se um paciente de um estabelecimento de saúde só por fazê-lo.
Mas, claro, é necessário que o profissional da medicina esteja bem-posicionado nos meios digitais para realizar a chamada conversão – que é o nome dado ao ato de captar e manter um paciente enquanto consumidor dos serviços de saúde que um médico oferece.
Ora, como atingir tal conversão, em se tratando do ramo específico dos estabelecimentos voltados à medicina, em suas muitas formas e expressões?
Como, enfim, transformar visitantes em pacientes?
A seguir, há 7 dicas para tanto.
Vamos a elas?
- Antes de qualquer outra coisa, tenha seu site devidamente posicionado e, de preferência, já catalogado em ferramentas como o Google Meu Negócio, o que facilita que seja encontrado através de motores de busca (como o próprio Google);
- Na mesma linha, se o seu estabelecimento tem perfis em redes sociais (Facebook, LinkedIn ou Instagram, por exemplo), cuide para que os mesmos estejam organizados, com informações e imagens que remetam à sua profissão e ao seu negócio;
- Lembre-se: muitas vezes é através de seu nome que o futuro cliente irá procurá-lo. Se possível, garanta que ao menos para efeitos profissionais tal nome seja fácil de ser encontrado (sem consoantes duplicadas, por exemplo, as quais podem atrapalhar eventuais buscas);
- Dedique-se a escrever um resumo de sua trajetória acadêmica e profissional, bem como de suas atuais qualificações (a chamada bio) com afinco. De pouco adianta o visitante chegar em seu site e lá não encontrar informações básicas, como a sua especialidade médica;
- Sua foto, no site e nas redes sociais de seu estabelecimento, deve ser sóbria, formal – mas também amigável. Procure aparecer sorrindo e trajando o uniforme do local, ou dos locais, onde trabalha;
- Ainda falando sobre as informações que você coloca na web, garanta que em sua bio estejam dados de contato. Um telefone fixo e um telefone celular, por exemplo, são imprescindíveis. Um endereço de e-mail, também. Aliás, o número do celular que você fornecer deve estar apto a receber mensagens via WhatsApp e Telegram (além de chamadas normais, é claro);
- Por fim: ao menos nas redes sociais, interaja com seus seguidores. Se algum deles deixar uma pergunta, responda – nem que for convidando a pessoa a agendar um horário para uma consulta. E, no site, o ideal é que exista um blog, periodicamente alimentado com posts exclusivos.
É perfeitamente possível transformar visitantes em pacientes na web; seguindo as instruções acima, você vai atingir tal objetivo, e a internet será para seu estabelecimento a porta de entrada de toda uma nova clientela.