Aprenda algumas dicas sobre como aumentar o engajamento do perfil profissional do seu Instagram.
Partindo do suposto que, hoje em dia, ter um perfil profissional no Instagram se faz essencial para qualquer médico, precisamos superar alguns outros desafios. E muitos se perguntam se é possível aumentar o engajamento do Instagram de uma clínica ou consultório com certa facilidade.
Gerir um Instagram profissional de clínica ou consultório médico requer estratégia e técnica. Assim sendo, os conteúdos publicados têm relação direta com a possibilidade de aumentar o engajamento do Instagram profissional. Neste artigo, vamos trazer algumas das principais dicas para que você acerte na sua estratégia de comunicação digital. Boa leitura!
Índice
6 Dicas para Aumentar o Engajamento do Instagram para sua Clínica
Dica 01: Desenvolvimento de um calendário editorial
Para aumentar o engajamento do Instagram da sua clínica, é preciso, também, de disciplina quanto à periodicidade das publicações — uma vez que postar só por postar pode acabar não trazendo os resultados desejados.
Lembre-se que o principal objetivo desta rede social, quando profissionalizada, é garantir um elo de comunicação entre o seu público-alvo e a sua clínica. Muitos pacientes podem chegar até você caso se interessem pelo que é publicado no seu Instagram.
Em poucas palavras, um calendário editorial é um planejamento organizacional da sua mídia social. Quando você tem um calendário de postagens bem delimitado, acaba garantindo uma otimização de tempo, distribuindo o conteúdo de maneira mais eficiente.
Com esta dica, você pode obter uma série de benefícios, como evitar erros comuns, tais como publicar mais conteúdos do que o seu paciente pode querer ler, postar temas com uma repetição exaustiva ou mesmo trazer uma desarmonia visual no seu feed.
Uma boa ideia para aumentar o engajamento do Instagram através da organização deste calendário editorial passa por separar, em dias, as publicações que serão feitas, escolhendo:
- Datas comemorativas;
- Reels ou IGTV;
- Post-carrossel;
- Curiosidades;
- Mito x verdade;
- Dicas de prevenção e autocuidado.
Dica 02: Invista em tráfego pago
Quando se trabalha com marketing digital, é sabido que o tráfego orgânico, embora muito desejável por ser mais econômico, pode ser mais trabalhoso e demorado. Assim sendo, uma boa dica para quem deseja aumentar o engajamento do Instagram mais rapidamente é investir em conteúdo patrocinado.
A ferramenta conhecida como Instagram Ads permite que você escolha um conteúdo específico para direcionar a perfis de potenciais seguidores que se interessam exatamente por aquele tipo de mensagem.
Ao segmentar o público que verá a postagem patrocinada por localização geográfica, faixa etária, gênero e renda, você verá aumentar as chances de ganhar novos seguidores e interações em um espaço de tempo menor do que de costume.
Dica 03: Monitore os resultados
Aumentar o engajamento do Instagram — bem como qualquer outra ação de marketing digital — passa diretamente pela análise e mensuração de dados. Não existe outra forma mais eficaz de saber se a sua estratégia de conteúdo vem sendo bem-sucedida.
Portanto, é fundamental aplicar métricas de avaliação de desempenho nas suas publicações no Instagram profissional. Os dados relativos à interação do público com a conta da sua clínica estarão presentes no relatório do aplicativo. Estas informações podem ser facilmente encontradas na aba “configurações” e no item “informações”.
Assim sendo, você poderá monitorar, dentre outros aspectos, o número de visitantes do seu perfil, os horários em que os seus seguidores costumam estar disponíveis, quantas pessoas as suas publicações alcançaram, a quantidade de vezes que uma mesma pessoa acessou o mesmo conteúdo ou o número de cliques realizados na “bio” do aplicativo.
Dica 04: Coloque sua localização
Ao indicar a sua localidade geográfica no seu Instagram profissional, aumentam consideravelmente as chances de você conquistar um engajamento maior dentre os potenciais pacientes da sua região, evitando atrair aqueles que moram longe.
Dica 05: Faça Stories/Reels interativos
Uma das principais funções do Instagram, o Story permite que você consiga interagir melhor com os seus seguidores. A maior parte dos usuários do Instagram dedica parte do uso do aplicativo interagindo em Stories.
A ferramenta de Reels também está em ascensão e gera maior engajamento com os seus seguidores, podendo trazer conteúdos mais didáticos e fidelizar o público-alvo ao seu perfil de Instagram.
Aqui, vale a máxima de utilizar a criatividade e até mesmo o bom humor na hora de trazer conteúdo de relevância para o seu público.
Dica 06: Busque ajuda de profissionais de marketing digital
Executar uma estratégia de marketing digital para aumentar o engajamento do Instagram requer tempo, experiência e dedicação. A rotina atribulada de médicos pode, muitas vezes, impedir que a atenção dada à gestão de Instagram seja suficiente.
Portanto, não hesite em buscar a contratação de profissionais de marketing digital especializados em conteúdo para a área médica, externalizando a eles os seus objetivos, para que um eficiente plano de ação seja traçado.
Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.