Veja o passo a passo de como funciona essa metodologia, um dos maiores marcos do marketing digital
O inbound marketing é uma estratégia de marketing bastante eficiente, se concentrando em trazer um conteúdo relevante e personalizado para potenciais clientes. Indo na contramão de estratégias invasivas e até irritantes como interromper o público com anúncios, o inbound marketing foca em criar uma conexão com essas pessoas ao oferecer conteúdo útil para elas — com informações que agreguem conhecimento.
A criadora do conceito foi a famosa empresa de software de marketing HubSpot, que viu o termo se popularizar após a publicação do livro “Inbound Marketing: Get Found Using Google, Social Media, and Blogs”, criado por dois de seus cofundadores (Brian Halligan e Dharmesh Shah). Ainda no início dos anos 2000, essa se tornou uma alternativa ao marketing tradicional, que se baseava em interrupções e anúncios diretos.
Vantagens do inbound marketing
Confira agora uma lista das principais vantagens que o inbound marketing tem a oferecer:
- Custo-efetividade: comparado ao marketing tradicional, o inbound marketing normalmente requer menos investimento, ainda mais em campanhas de mídia paga. Manter um blog ou site é relativamente barato e traz bons resultados no médio e longo prazo;
- Atração de clientes qualificados: quando você fornece conteúdo relevante e útil, isso atrai visitantes genuinamente interessados nos seus produtos/serviços. O resultado são leads mais qualificados, que têm maior probabilidade de se tornarem clientes;
- Construção de relacionamento: o inbound marketing foca em construir relacionamentos com os seus clientes — a entrega constante de valor garante maior confiança e lealdade à sua marca;
- Mensuração e análise de resultados: com ferramentas de automação e análise, como Google Analytics e CRM, você consegue monitorar e medir o desempenho das suas estratégias em tempo real, facilitando ajustes rápidos para otimizar suas campanhas;
- Melhora da presença on-line: estratégias, como SEO, blogs e redes sociais, aumentam a visibilidade da sua marca nos motores de busca e nas plataformas digitais, tornando sua empresa autoridade em sua área;
- Engajamento e interação: publicar conteúdo em redes sociais e outros canais permite uma interação direta com os leads e clientes, gerando um engajamento maior com uma relação mais próxima;
- Personalização: utilizando os dados coletados, você pode personalizar a forma como você interage e o que você publica, sempre se adaptando ao que o seu público-alvo quer ver;
- Retenção de clientes: o inbound marketing não termina na venda do seu produto/serviço. Você também incentiva novas compras e indicações de clientes satisfeitos;
Adaptabilidade a diferentes setores: o inbound marketing é bem versátil, podendo ser adaptado e aplicado em diversos setores, desde serviços financeiros até varejo.
Agende agora mesmo sua conversa com nosso time de especialistas!
Quais são as etapas do inbound marketing?
O inbound marketing tem quatro etapas. Confira a seguir cada uma delas para implementá-las no seu negócio.
Atrair
Essa fase consiste na criação de conteúdo relevante e útil para atrair visitantes para o seu site. Através de um bom SEO, blogs, e mídias sociais, você deve publicar materiais que respondam às necessidades e interesses do seu público-alvo, aumentando o tráfego orgânico.
Converter
Após atrair visitantes, o próximo passo é convertê-los em leads. A melhor estratégia para isso é criar landing pages profissionais com ofertas de materiais ricos como e-books. Nessa etapa, você coleta informações de contato, como e-mails e telefones.
Fechar
Agora que você tem as informações de contato de pessoas potencialmente interessadas no que a sua empresa tem a oferecer, é hora de transformar leads em clientes com uma abordagem personalizada e oportuna. E-mails personalizados, por exemplo, ajudam a conduzir os leads ao longo da jornada de compra, garantindo que o seu time de vendas engaje com eles no momento certo.
Encantar
Por fim, a etapa de encantar visa não só fidelizar clientes, mas também transformá-los em promotores da sua marca. Com newsletters, programas de fidelização e descontos especiais, você continua oferecendo valor mesmo após a compra, incentivando novas compras e recomendações.
Qual a diferença de inbound marketing e outbound marketing?
A diferença entre os dois está principalmente na abordagem. O inbound foca em atrair os consumidores com base na criação de conteúdo que agregue valor a eles, como blogs, e-books e posts em redes sociais. Já o outbound, conta com métodos mais tradicionais e interruptivos, como anúncios de TV, rádio e telemarketing.
O inbound cria uma conexão mais orgânica e de longo prazo com o público-alvo, enquanto o outbound busca capturar a atenção dos consumidores de forma direta (e muitas vezes invasiva).
Qual a relação do inbound marketing com o funil de vendas?
A relação do inbound marketing com o funil de vendas é intrínseca; essa estratégia é projetada justamente para guiar os leads através das diferentes etapas do funil. No topo, atrai visitantes com conteúdo informativo e relevante. No meio, converte esses visitantes em leads qualificados, oferecendo materiais ricos e interações. No fundo do funil, transforma leads em clientes com abordagens mais persuasivas por serem personalizadas. Após a compra, continua a encantar os clientes para promover lealdade e recomendações.
Como fazer um inbound marketing eficiente
Para fazer um inbound marketing eficiente, o primeiro passo é a criação de conteúdos de alta qualidade e relevantes para o seu público-alvo (otimizados para SEO); utilize diversas plataformas, como blogs, redes sociais e e-mail marketing para distribuir esse conteúdo.
Também não se esqueça de usar ferramentas de automação para personalizar e gerenciar suas campanhas, monitorando continuamente os resultados. Analise as métricas para ajustar e melhorar suas estratégias, garantindo um alinhamento constante com os objetivos do seu negócio e as necessidades do seu público.
Quais são as principais ferramentas de automação?
Para te ajudar a personalizar e gerenciar suas campanhas, use as seguintes ferramentas:
- CRM;
- Semrush;
- Google Analytics;
- CMS (Content Management System);
- Ferramentas de automação de marketing.
Como a WSI pode te ajudar
Nós temos 30 anos de experiência e somos especialistas em abordagens personalizadas. Com nossa análise detalhada de um público-alvo específico, criamos estratégias de conteúdo e marketing digital que se alinhem aos objetivos específicos da sua empresa. Nossa equipe produção de conteúdo cria e-mails e landing pages, além de materiais de alta qualidade já otimizados para SEO, aumentando a visibilidade, o tráfego e as conversões do seu site.
Além disso, utilizamos ferramentas para analisar o progresso atingido continuamente e em tempo real, sempre com muita transparência com nossos clientes. Nosso suporte contínuo garante que as estratégias de inbound marketing continuem eficazes de acordo com as constantes mudanças no mercado.
Agende agora mesmo sua conversa com nosso time de especialistas!