Fale conosco pelo WhatsApp

Principais erros do marketing médico

12 de setembro de 2024 |
Médico apontando para arquivos digitais
(Banco de imagens: Shutterstock)
3 min. de leitura

Em um desafio tão grande como fazer marketing médico, é natural que alguns erros aconteçam; veja quais são os principais

Em um mundo tão conectado, o marketing médico é essencial para que profissionais da saúde possam construir uma autoridade sólida em suas áreas de atuação. A internet e as redes sociais têm se mostrado ferramentas excelentes para alcançar cada vez mais pacientes.

Porém, vários erros de marketing médico podem ocorrer, já que adotar essas estratégias não é uma tarefa simples. Alguns desafios podem surgir, como falta de tempo, preocupação com conformidades do CFM e até mesmo a necessidade de se manter atualizado com as novas tecnologias, que estão em constante mutação.

Quais são os impactos dos erros de marketing médico?

Os erros de marketing médico podem ter vários impactos negativos resultantes de campanhas mal direcionadas ou mal-feitas, como baixo retorno sobre investimento, drástica diminuição da visibilidade online, problemas de conformidade legal com o CFM e, como consequência disso tudo, baixa captação de pacientes.

Agende agora mesmo sua conversa com o nosso time de especialistas.

Quais são os erros mais comuns?

Entre os principais erros de marketing médico estão os sete abaixo. Confira e elimine cada um deles.

Falta de uma estratégia clara

Não ter um plano definido é um dos erros de marketing médico, resultando em esforços desorganizados e que não dão o resultado esperado.

Site desatualizado ou mal otimizado

Um site ruim não só afasta pacientes potenciais, mas também prejudica a visibilidade do médico nos mecanismos de busca.

Não investir em tráfego pago

Outro dos erros de marketing médico é depender apenas de estratégias orgânicas. Investir em anúncios pagos, por exemplo, é essencial.

Falta de dedicação às redes sociais

Negligenciar redes sociais diminui o engajamento com pacientes. Ter presença ativa e consistente é fundamental para construir e manter uma boa reputação online.

Violação das normas do Conselho Federal de Medicina (CFM)

Desrespeitar essas normas pode resultar em penalidades e danos à reputação da sua marca aos olhos dos pacientes.

Falta de monitoramento e análise de resultados

Não acompanhar métricas e resultados é mais um dos erros de marketing médico. Analisar dados é essencial para otimizar campanhas e garantir a eficácia delas.

Não solicitar feedback dos pacientes

Esquecer de pedir esse feedback é perder oportunidades de melhorar seu atendimento e sua reputação. Avaliações ajudam a ajustar estratégias e aumentar a satisfação dos seus pacientes.

Qual a importância do posicionamento de marca no marketing médico?

Ter uma marca bem definida no meio médico é essencial por vários motivos. Veja alguns deles a seguir.

Branding para profissionais de saúde

O branding para profissionais de saúde é primordial, pois estabelece uma identidade única e confiável. O branding ajuda a deixar claro a especialização e a qualidade dos serviços oferecidos, permitindo que médicos se destaquem em um mercado tão competitivo.

Investimentos para ter uma marca sólida

Para contar com uma marca sólida on-line, os médicos devem fazer investimentos para contratar serviços de terceiros. Alguns exemplos são recursos para desenvolver uma identidade visual profissional, otimização de seus sites, e realização de campanhas de marketing digital.

Médico sem branding aos olhos do mercado

Muitos médicos ainda estão presos ao pensamento de que basta oferecer um serviço de qualidade e ter um bom “boca a boca” para atrair mais pacientes. É verdade que esses dois fatores são importantes, mas sem um bom branding on-line, a tendência é que esses profissionais acabem tendo menos credibilidade do que outros médicos com presença digital forte, sendo preteridos.

Como uma empresa de marketing e vendas pode ajudar?

Além de impedir que você cometa erros de marketing médico, essas empresas podem:

  • Melhorar a sua visibilidade on-line com técnicas de SEO para garantir que o seu site apareça nas primeiras posições dos motores de busca;
  • Produzir conteúdo, como blogs, e-books e vídeos, para estabelecer a sua marca como autoridade da sua área;
  • Gerenciar e otimizar perfis em redes sociais com postagens regulares, interações com seguidores e monitoramento da reputação on-line;
  • Garantir que todas as práticas de marketing estejam em conformidade com o CFM.

Agende agora mesmo sua conversa com o nosso time de especialistas.